Onde deixar oferenda para Omolu?

Perguntado por: earagao . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

O Orixá que rege nossa passagem para o mundo espiritual deve ser agradado com velas brancas, vermelhas ou pretas, água pura, coco, vinho doce, mel, pipoca e sal grosso, em campo santo (cemitério) ou à beira-mar.

Faça 13 bolas de farinha, colocando 1 pimenta malagueta e coloque-as por cima do nome. Estoure 250gr de milho de pipoca no dendê e coloque as pipocas ainda quente por cima das bolas de farinha. Arrie esta magia debaixo de uma árvore seca com o sol bem quente (de preferência às 13 h) fazendo seus pedidos a Omolu.

A vela e o copo de água podem ser colocados em qualquer lugar da casa, exceto no banheiro. Pode ser posicionado em uma mesa ou móvel, independente da altura, mas indicamos não colocar no chão. Não há obrigatoriedade de ser na altura da cabeça. Atenção: jamais acenda uma vela e deixe-a sem supervisão.

As pipocas são chamadas de flores de Omulu. Essa energia tão bela e divina identificada pelos homens como Omulu, ajuda a todos os seres encarnados e desencarnados a buscarem sempre a transmutação / transformação de sua mazelas ( defeitos, ranços, sentimentos inferiores .... ). O milho se transforma pelo fogo em pipoca.

Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.

Cavalo

Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.

Vale destacar que São Roque e Omolú são homenageados no dia 16 de agosto.

Banho e vela para Omolu
Entretanto, caso prefira, pode fazer um sozinho em casa. Confira uma receita que pode ser feita antes de acender uma vela bicolor preta e branca.

Este poderoso banho de Omulu, feito com suas ervas, concentra as energias do Orixá da saúde, da doença e da morte. Com o axé dessas ervas atuando em seu favor, assim, sendo muito bom para a eliminação de energias negativas e para a retirada de impurezas de nosso espírito e corpo.

As representações relacionadas às quizilas podem também representar os atributos dos orixás: o abacaxi, por exemplo, enquanto fruto rugoso, é quizila de Omolu, pois representa as chagas do corpo deste orixá, marcado pela varíola; os animais que rastejam não podem ser consumidos pelos filhos de Oxumarê, orixá cobra etc.

Pelo fato de carregar no corpo as chagas das doenças que possui, Omolu aparece todo encoberto por um enorme chapéu feito das fibras desfiadas do dendezeiro. Além dessa imagem, Omolu também é reconhecido pelos nomes de Obaluaiê e Xapanã.

Linha de Omolu = Contas Brancas e Lilás (Candomblé)/ Roxas (assim como a da Linha de Nanã), podendo ser também Pretas e Brancas (Linha de Preto-Velho) - Umbanda.

OMULU - 22/12 a 20/1
Combina com os filhos de: Nanã, Oxóssi, Iansã e Ogum.

É utilizada para se obter paz de espírito, harmonia e equilíbrio em casa. Afasta o "gênio contrário" que poderá estar manifestado no ambiente, causando desentendimentos entre as pessoas.

Banho para descarrego com pipoca
Após seu banho de costume, pegue um punhado de pipoca em esfregue todo o seu corpo (do pescoço para baixo). Na sequencia retire o excesso mas não enxague. Durma com essa energia que lhe trará descarrego energético.

Explica-se quem é Omolu/Obaluaê velho e novo, pobre e rico, senhor cheio de ricos colares de pérolas, pobre velho, pais de filhos que pedem esmolas para realizar suas festividades, suas obrigações.

Conteúdo: Barba de velho, velame do campo, folha de laranjeira, erva de passarinho, manjerona, canela de velho, e gengibre desidratado.

Têm grande apreço pelo trabalho, valorizando-o, mas parecem estar sempre prontos (as) para a mudança. No negativo, os filhos e filhas de Omulu tornam- -se pessoas pessimistas e teimosas, que adoram exibir os seus sofrimentos e que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.