Onde Dante encontra Deus?

Perguntado por: spilar2 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A última esfera do mundo físico, corresponde ao Primum Mobile, onde moram os anjos. É o local que movimenta todo o céu e Beatriz conta a Dante os segredos do universo. Dante é então levado a um local além do mundo físico, chamado Empíreo. Deus reside ali.

O pintor usa um episódio da Divina Comédia, de Dante, que descreve a entrada de Virgílio e de Dante no oitavo círculo do inferno, onde encontram-se os falsificadores.

Dante mostra um rio de sangue fervente repleto de pessoas culpadas por carnificinas, piras de fogo para os hereges e um deserto onde chove fagulhas de fogo sobre pessoas que cometeram blasfêmias e homossexuais.

O Inferno de Dante

  • 1º Círculo: Limbo.
  • 2º Círculo: Vale dos Ventos (luxúria)
  • 3º Círculo: Lago de Lama (gula)
  • 4º Círculo: Colina de Rocha (ganância)
  • 5º Círculo: Rio Estige (ira)
  • 6º Círculo: Cemitério de Fogo (heresia)
  • 7º Círculo: Vale do Flegetonte (violência)
  • 8º Círculo: Malebolge (fraude)

[2] No limbo, Dante encontrou Ovídio, Homero, Sócrates, Aristóteles e Júlio César. Já no Lust Dante encontrou Aquiles, Paris, Tristan, Cleópatra, Dido entre outros.

Desta maneira, A Divina Comédia termina com Dante vendo Deus em um lampejo de compreensão que ele não pode expressar. Dante finalmente entende o mistério da divindade e humanidade de Cristo, e sua alma se alinha com o amor de Deus.

O Primeiro Encontro. Dante descreve na “Vita Nuova” o primeiro encontro dele com Beatriz. Foi durante a festa de “Calendimaggio”, uma festa popular feita no dia 1 de maio para comemorar a chegada da primavera e verão. Para esta ocasião, os bairros de Florença (na época seis), organizavam festas com música e comida.

Durante os eventos do 12º episódio de Desconjuração, Dante faz uma mudança drástica em seu visual: corta seu cabelo com a tesoura de seu kit médico, deixando apenas uma mecha um pouco mais longa; deixa de usar seus óculos — já que teve sua miopia curada pelo paranormal após sua exposição paranormal chegar a um nível ...

Dante leu Virgílio, ele se influenciou pela sua escrita e escolheu esse poeta para ser seu guia na Commedia. Virgílio já era ilustre pelas suas Bucólicas (37 a.C.), um poema pastoril, e Geórgicas (30 a.C.), um poema agrícola.

Virgílio propõe a Dante uma jornada pelo inferno, purgatório e paraíso, finalizando-se o canto 1. No canto 2, Dante se acovarda e tenta desistir da jornada, entretanto Virgílio o impede e revela ter sido mandado por Beatriz – a amada do Dante que saiu do céu e foi falar com Virgílio, no Limbo – para que o ajudasse.

Dado isso tudo: quando Dante narra a sua aventura, Virgílio já habitava o Inferno (Limbo) há 1319 anos, ou seja, conhecia muito bem o local e perigos de lá. Lembrando que ele está lá devido ao fato de ter vivido numa era e sociedade pagãs, antes de Cristo, e não ter prestado “a Deus o devido rito”.

Ao final, Dante avistou Lúcifer e o descreveu como uma figura de três cabeças, suas asas batiam sem parar, era um lugar gélido, sem qualquer resquício de vida, que mostra o Inferno, propriamente dito, como um lugar opostamente diferente daquilo que se prega nas crenças populares.

No círculo mais profundo do Inferno, o 9º e último círculo, Dante se depara com a alma dos traidores, pois segundo sua concepção filosófica, a traição seria o pior dos pecados.

O limbo é uma espécie de apêndice do Inferno, localizado entre o seu terceiro e quarto ciclos, segundo a descrição de Dante Alighieri na Divina Comédia. Para lá são despachados aqueles que não foram batizados na Igreja Católica, com ênfase aos sábios da antiguidade e também é a antessala dos luxuriosos.

Desse modo, segundo a mitologia judaica, Asmodeu ou Asmodeus é o rei do inferno, ficando abaixo apenas de Lúcifer na hierarquia dos demônios. Os nomes Asmodeus ou Ashmedai em hebraico, significa aquele que é consumido pelo fogo.