Onde costumam ocorrer tanto os tsunamis e terremotos?

Perguntado por: dpacheco . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Ocorrência. Os tsunamis costumam ocorrer onde há maior atividade tectônica. Por isso, a maioria dos tsunamis ocorre em porções dos Oceanos Índicos e Pacífico. Por exemplo, os tsunamis que geraram mais destruição no século XXI ocorreram nas costas do Japão, Índia e Indonésia.

As regiões de mais risco de terremotos estão localizadas nas fronteiras das placas tectônicas: na costa americana do Oceano Pacífico, do Chile ao Canadá, e no Japão. Também são regiões de risco a Ásia Central (do Himalaia ao Irã) e o Mediterrâneo: Marrocos, Argélia e Turquia.

O tsunami é provocado por sismos, erupções vulcânicas, detonações de artefatos nucleares no mar e outros eventos acima ou abaixo da água. As ondas de um tsunami resultam-se de um grande deslocamento de água. Ele ocorre com maior frequência no Oceano Pacífico e pode atingir uma altura de trinta metros.

O maior tsunami do mundo de que se tem conhecimento aconteceu na Baía Lituya, no Alasca, no final de década de 1950. O megatsunami da Baía Lituya, como ficou conhecido, superou os 500 metros de altura e varreu violentamente a vegetação costeira.

Os tsunamis são ondas gigantes que se formam nos oceanos em decorrência de abalos sísmicos, e outros fatores associados ao tectonismo, bem como por causas externas, como queda de meteoritos.

As placas tectônicas, situadas na crosta terrestre, movimentam-se mediante a ação do magma do manto por meio das correntes de convecção.

Por que um tsunami acontece
Um tsunami é causado por um grande e repentino deslocamento do oceano, sendo o mais comum a partir de grandes terremotos sob ou perto do fundo dos mares.

Onde ocorrem os terremotos no Brasil? Os terremotos no Brasil não são comuns ou recorrentes, porém, ao ocorrerem, localizam-se numa mesma localidade, na região Nordeste, mais precisamente nos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Região com forte presença de vulcões e terremotos
O Círculo de Fogo do Pacífico, também chamado de Anel de Fogo do Pacífico, é uma área que possui 450 vulcões ativos e temporariamente adormecidos, além de ser o responsável por cerca de 90% dos terremotos que já aconteceram no planeta Terra.

Como mostra a Figura 1, há mais terremotos no Brasil, do que se pensa ou pensava. Nas últimas décadas, o Nordeste é a região do país que vem registrando o maior número de abalos sísmicos.

Ao todo, foram registradas mais de 220 mil vítimas em treze países: Indonésia, Bangladesh, Índia, Tailândia, Madagascar, Maldivas, Malásia, Mianmar, Ilhas Seicheles, Somália, Quênia, Tanzânia e Sri Lanka.

Fenômeno aconteceu no arquipélago polinésio após erupção de vulcão. A erupção de um vulcão submarino em Tonga, na Polinésia, causou um tsunami no Oceano Pacífico neste domingo (16. jan. 2022).

Foi exatamente o que aconteceu no Oceano Índico em dezembro de 2004. Com o tremor, o tsunami causado começou como pequenas ondas, de apenas 1 metro de altura, mas com mais de 150 quilômetros de comprimento e viajando a cerca de 800 quilômetros por hora.

Em torno de 80% dos tsunamis acontecem no Oceano Pacífico. Isso se deve ao fato de que a sua região é cercada por atividades vulcânicas e abalos sísmicos frequentes.

Por que ? A maior incidência de tsunami acontece no oceano Pacífico e Índico devido a movimentos sísmicos (terremotos) no leito oceânico, em regiões onde existe uma lâmina de água com espessura grande, da ordem de quilômetro.

Resposta verificada por especialistas
O Japão; A indonésia; A china; As filipinas entre outros.