Onde consultar o grau de risco?

Perguntado por: iguedes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

Como saber o grau de risco da empresa?

  1. Você deve acessar o site da Receita Federal e então, inserir o seu CNPJ ali no quadro em branco;
  2. Agora, você poderá conferir o seu grau de risco correspondente.

O GR é mais especificamente abordado no Quadro I da NR 4, que traz o Grau de Risco (GR) de cada atividade econômica constante na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) Versão 2.0, este adotado pelo Sistema Estatístico Nacional e por outros órgãos administrativos do Brasil.

Os graus de risco definidos pela CNAE representam uma escala de 1 a 4, na qual 1 simboliza o risco mínimo e 4 simboliza o risco máximo.

Grau de Risco 4 – Risco Alto
Nessa classificação encontram-se as empresas que mais precisam cumprir normas e leis de segurança por suas atividades oferecerem frequentemente alto risco para os profissionais.

No Brasil, a classificação mais comum é o Protocolo de Manchester, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente. Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.

Siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site do MTE;
  2. Role a página até achar no menu esquerdo FISCALIZAÇÃO;
  3. Localize e clique em Segurança e Saúde no Trabalho;
  4. No menu que abrirá no meio da tela, clique em normatização e depois, logo abaixo, clique em NORMAS REGULAMENTADORAS.

Para descobrir qual o código da sua empresa é preciso consultar a tabela CNAE através do site www.cnae.ibge.gov.br, nele é possível consultar o código da sua atividade econômica principal, bem como de atividades mais secundárias, se for o caso.

Grau de risco 1 (GR1) – Risco muito baixo
São assim classificadas as empresas em que as atividades trazem riscos improváveis para os colaboradores. Nesse caso, as obrigações legais são menores.

Os riscos podem ser de caráter físico, químico, biológico, ergonômicos e acidentais.

Dependendo de suas características, os riscos ocupacionais podem ser divididos em químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

O Mapa de Riscos é uma representação qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho. É representado graficamente através de cores e círculos em tamanhos diferentes de acordo com a planta do ambiente analisado. Este local pode ser completo ou setorial.

Grau de risco é uma avaliação em uma escala de 1 a 4 regulamentada pela NR04, qual a intensidade que colaboradores de uma empresa estão expostos a riscos. Essa escala é definida pela CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Como identificar a alíquota RAT por CNAE? Para identificar a alíquota RAT através da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), basta acessar o site da Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) e verificar o código da atividade principal da empresa.

O procedimento para realizar a consulta do Cnae pelo CNPJ é bem simples. Após acessar o site da Receita Federal, preencha o CNPJ, dígitos de segurança e clique em 'consultar. ' Após, os dados da empresa consultada, inclusive o CNAE aparecerão na página. Sim, é bem simples realizar a consulta.

Como saber o grau de risco da empresa?

  1. Você deve acessar o site da Receita Federal e então, inserir o seu CNPJ ali no quadro em branco;
  2. Agora, você poderá conferir o seu grau de risco correspondente.

O grau de risco da atividade pode ser encontrado no Quadro I da NR 04. Basta pegarmos o nome da atividade ou a CNAE da atividade e fazermos a busca.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Essa exigência considera, além da quantidade de colaboradores, o grau de risco da organização, que vai de 1 a 4 – em geral, hospitais são classificados como grau de risco 3.