Onde começou a tuberculose?

Perguntado por: lescobar . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 13 votos

Existem evidências de que a tuberculose existe desde os tempos pré-históricos. A doença já foi encontrada em esqueletos de múmias do antigo Egito (3000 A.C) e, mais recentemente, numa múmia pré-colombiana no Peru.

Tendo sido batizada em 1839 por Johann Lukas Schoenlein, a tuberculose não tinha sido identificada como uma única doença até à segunda década do século XIX. Em 1882, o bacilo causador da doença M. tuberculosis, foi descrito por Heinrich Hermann Robert Koch.

As más condições de moradia, a alimentação precária e o local inadequado de trabalho eram fatores considerados importantes para a exposição ao bacilo e o crescente adoecimento da população. Dessa forma, os menos favorecidos economicamente tinham maiores chances de contrair a enfermidade, por viverem nestas condições.

A hipótese mais aceita é que ela tenha surgido há aproximadamente oito mil anos, a partir do contato com auroques (Bos primigenus) – bois selvagens - contaminados com a bactéria causadora da tuberculose bovina – Mycobacterium bovis.

Enquanto os povos aumentavam seus domínios com as guerras, levavam ou entravam em contato com o bacilo da TB. Assim, a doença prosseguiu se espalhando mundo afora, mercê conseqüência das conquistas e da miséria que e guerra trazia.

Descrição: É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. É uma das doenças infectocontagiosas que mais causa mortes no Brasil, principalmente entre as pessoas que vivem com HIV.

A história da tuberculose
1882: o cientista prussiano Robert Koch descobre o micro-organismo causador, que ganha seu sobrenome. 1940: são lançados os primeiros remédios efetivos contra a condição, que abrem a possibilidade de cura.

A doença mais antiga do mundo, a Hanseníase, está registrada em achados do século 6 a.C. e é causada por uma bactéria do tipo bacilo que é transmitida por gotículas presentes no ar. Existem diversas doenças em nosso planeta.

Nos ossos, a tuberculose causa uma compressão dos nervos. Já se a doença afetar o sistema nervoso central, causa a meningite, e a pessoa passa a ter dores de cabeça e confusão mental. A tuberculose é transmitida pelo ar.

A doença ficou conhecida como “peste branca”: um mal que perturbava a sociedade e que deveria ser aniquilado.

Tendo sido diagnosticada, a tuberculose precisa ser tratada o quanto antes. O tratamento consiste na combinação de medicamentos antibióticos, que devem ser tomados de acordo com a prescrição médica. Vale lembrar que os remédios são gratuitos e o tratamento pode ser feito no SUS (Sistema Único de Saúde).

Em fins do século XIX, a doença passou a ser qualificada como um "mal social" e passou a ser relacionada às condições precárias de vida, em que estão presentes inúmeros fatores, entre eles as moradias pouco ventiladas e pequenas para o número de moradores, a má qualidade de alimentação e a falta de higiene.

A TUBERCULOSE NO BRASIL: O SÉCULO XX
A TB no século XX caracterizou-se por altas taxas de mortalida- de, sobretudo até o final dos anos 40. A partir de então, começa- ram a ser utilizados medicamentos para o tratamento da doença.

Desde o século XIX a doença era tratada com a terapêutica higieno-dietética, que consistia em uma boa alimentação, repouso e incorporava o clima das montanhas. Para isso, os pacientes eram isolados em sanatórios e preventórios.

Segundo o infectologista, nos últimos anos, fatores como más condições de vida -- desemprego, falta ocasional de remédios, nutrição pobre e má educação -- e a resistência do bacilo da tuberculose a antibióticos vêm contribuindo para o recrudescimento da doença no país.

No Brasil, em 2019, foram registrados 73.864 mil casos novos da doença. Apesar de ter cura, o abandono do tratamento é o principal motivo para a tuberculose ainda continuar fazendo vítimas fatais.

Robert Koch queria agora evidenciar o causador da tísica através de testes com animais e análise microscópica. Em agosto de 1881, iniciou suas pesquisas: infectou duas cobaias com material tuberculoso e esperou que estas adoecessem. Paralelamente, preparava amostras, coloria e examinava-as no microscópio.

Genebra, 27 de outubro de 2022 - Estima-se que 10,6 milhões de pessoas ficaram doentes por tuberculose (TB) em 2021, um aumento de 4,5% em relação a 2020, e 1,6 milhão de pessoas morreram de TB (incluindo 187 mil entre as pessoas vivendo com HIV), de acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2022 ...

Há condições insalubres de habitação, uma densidade demográfica escandalosa e uma transmissão maior porque não há mecanismos de prevenção".

Uma das teorias é que devido ao fato do doente, no passado, ser forçado ao isolamento, ao silêncio, eles ficavam mais atentos a ruídos. Outra explicação tem a ver com o preconceito. Quando a pessoa descobria a doença, ficava atenta no que a comunidade ou a própria família comentava sobre o prognóstico da enfermidade.

A sequela pulmonar de tuberculose (TB) caracteriza-se por alterações anatômicas das estruturas brônquicas, vasculares ou do parênquima pulmonar que se seguem à cura microbiológica da infecção, favorecendo o aparecimento de sintomas respiratórios persistentes, infecções pulmonares de repetição, comprometimento da função ...