Onde começa o emagrecimento?

Perguntado por: lportela . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

O processo de emagrecimento acontece sempre que o metabolismo do tecido adiposo, ou seja, a gordura do nosso corpo, é alterado. Isso acontece, por exemplo, com o déficit calórico, quando consumo de calorias totais é menor que seu gasto. Esse saldo é calculado com base na Taxa Metabólica Basal (TMB), que é individual.

Como saber se estou emagrecendo? A melhor forma de saber se você realmente está emagrecendo é por uma avaliação física, é ela que, através das medições das dobras cutâneas ou pela bioimpedância, te mostrará sua composição corporal e dirá dentro do seu peso o que é gordura e o que é massa magra.

Segundo estudo conduzido pelo cientista Ruben Meerman, pesquisador da Escola de Ciências Biomoleculares da Universidade de New South Wales, na Austrália, 84% dessa gordura é expelida na respiração e os 16% restantes saem em forma líquida (suor, urina, fezes, lágrimas e outros fluidos corporais).

Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral. Mas, a razão pela qual é mais fácil perder essa gordura primeiro é porque, quando o corpo está com um déficit calórico, ele mobiliza o excesso de gordura para obter energia.

A recomendação para redução de peso são de 0,5kg a 1kg por semana, desta forma poupamos a perda de massa magra e o efeito rebote de reganho de peso.

“Geralmente a fase ativa da perda de peso ocorre nos primeiros 3 a 4 meses de uma mudança de hábitos, em que o objetivo deveria ser reduzir em torno de 10% do peso corporal. Depois, geralmente, há a estabilização do peso, também chamado de platô.

Como? Várias pessoas que tentavam emagrecer quebravam ao menos dos 5 pilares, estes são: 1º Treinar de Forma Correta; 2º Manter uma boa Alimentação; 3º Manter a Constância; 4º Beber Água; 5º Descansar Corpo e Mente... Creio que você já deve ter tentado treinar, comer bem...

Faça uso de uma fita métrica
Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura. Caso haja perda de peso sem mudança no valor da circunferência, provavelmente deve estar ocorrendo maior perda de massa magra do que gordura, o que é ruim.

De acordo com o periódico de medicina The BMJ, do Reino Unido, o pulmão é a parte do corpo mais importante na eliminação da gordura, sendo o órgão excretor primário.

Pois quanto mais massa muscular, mais o seu metabolismo aumenta e você gasta mais energia durante o treino. Além disso, também se torna mais fácil ganhar força ao longo do tempo. Primeiro fato é o seguinte, quem queima gordura é o musculo, ou seja, sem musculo = sem queima de gordura.

Além da região abdominal, braços e tórax são outras partes em que a este tipo de gordura se concentra. Por outro lado, partes do corpo como quadris, nádegas e coxas são foco de gordura não metabolicamente ativa, ou seja, são áreas em que o emagrecimento é mais difícil de ocorrer.

A subcutânea é a camada mais profunda da pele e seu principal efeito é inestético, como os culotes. Apesar de não causar tantos prejuízos à saúde, esse é o tipo de gordura localizada mais difícil de perder devido ao metabolismo que demora a responder aos estímulos do organismo.

Como foi observado, a água desempenha um papel importante no processo de emagrecimento, pois causa a sensação de saciedade, proporciona um melhor rendimento em exercícios físicos, regula o metabolismo, participa da queima de gordura e reduz a retenção de líquidos.

A presença de gordura na urina é mais rara, mas se ocorrer, pode deixar a urina turva, oleosa ou com pequenas partículas de gordura, indicando síndromes nefróticas. Ao identificar qualquer uma dessas alterações, os médicos recomendam procurar ajuda profissional para exames específicos e diagnosticar a causa.

Em 2 semanas é possível perder entre 1 kg e 5 kg, e essa perda de peso pode variar de acordo com o metabolismo da pessoa, do fato da alimentação ser realizada adequadamente e da prática de atividades físicas de forma regular.