Onde começa a meia-idade?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia-idade: 45 a 59 anos; idoso(a): 60 a 74 anos; ancião: 75 a 90 anos; velhice extrema: 90 anos em diante.

Tradicionalmente, uma população é dividida em três faixas etárias: Jovens - Indivíduos de até 19 anos; Adultos - Indivíduos com idade entre 20 até 59 anos; Idosos - Indivíduos de 60 anos em diante.

60 anos

Agora, a terceira idade está sendo chamada de melhor idade. Ela se inicia aos 60 anos, quando a maioria recorre à aposentadoria e possui uma mudança de rotina. Essa mudança de rotina faz toda a diferença para ter ou não mais vitalidade e disposição nos anos seguintes.

A meia-idade é um dos períodos mais importantes da vida humana e começa, em média, aos 40 anos e termina aos 65. Esse é um tempo que pode ser muito estressante, pois mudanças nos papéis sociais começam a aparecer com mais frequência.

Meia-idade: 45 a 59 anos; Idoso(a): 60 a 74 anos; Ancião: 75 a 90 anos; Velhice extrema: 90 anos em diante.

Se trata de um momento em que a mulher se vê impelida a olhar para si. E, à partir disso, fazer alguns questionamentos que até então, estavam encobertos. Ela sente inquietação e quer descobrir o significado de sua própria vida! Essa fase está ligada ao tempo cronológico e ao também biológico.

O que um jovem que está fazendo 18 anos espera da vida quando completar 25? O problema é quando esse "ser bem-sucedido" não chega e o jovem adulto começa a sofrer a frustração que os especialistas chamam de "crise dos 25 anos". Que aliás, pode chegar até os 33 anos.

A estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: os jovens, que são do nascimento até 19 anos; os adultos, dos 20 anos até 59 anos e os idosos, que vai dos 60 anos em diante.

Mas para acompanhar esta “mais conhecida”, a idade cronológica, temos também a idade biológica, a idade psicológica e a idade social.

60 anos

Tais reconhecimentos fazem parte do Estatuto da Pessoa Idosa. De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos.

Terceira idade é a fase da vida que começa aos 60 anos nos países em desenvolvimento e aos 65 anos nos países desenvolvidos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além da aparência física, as alterações hormonais como a menopausa, rugas e flacidez na pele, diminuição da produção de colágeno, perda muscular e de densidade óssea e dificuldade de concentração são apenas algumas das mudanças que ocorrem no nosso organismo após os 50.

Com o envelhecimento da população, começam a surgir novas classificações para a velhice. A quarta idade seria composta pela população que tem mais de 80 anos.

Ainda, nesta idade, muitas pessoas já estão estabelecidas em suas carreiras e relacionamentos, e podem começar a sentir a pressão de alcançar certos marcos sociais, como ter uma casa, um carro e uma família. Logo, também podem sentir que ao envelhecer, o tempo está se esgotando para realizar seus sonhos.

Na crise da meia idade você pode sentir:

  • Depressão e ansiedade.
  • Infelicidade.
  • Falta de motivação ou desejo de dedicar tempo a certas atividades.
  • Insatisfação com a carreira e outras opções de vida.

As características da fase de meia-idade evidenciam que esse período da vida é marcado por introspecção e reavaliação de vários fatores presentes no cotidiano em virtude das variadas mudanças: a independência dos filhos, a aproximação ou efetivação da aposentadoria, as modificações físicas.

Cada uma delas ocorre na espécie humana a partir de uma idade específica, embora não seja igual para todos. A infância vai do nascimento aos 11 anos de idade, a adolescência dos 12 aos 20 anos, a fase adulta dos 21 aos 65 anos e a velhice dos 65 anos em diante.

A diminuição da testosterona faz com que os níveis de estrogênio – hormônio feminino que, em níveis baixos, também é encontrado nos homens – prevaleça no organismo masculino, deixando o homem mais suscetível a sofrer um AVC, desenvolver problemas cardiovasculares ou formar coágulos na corrente sanguínea.

Dicas Poderosas Para Superar a Crise da Meia Idade

  1. 1 – Reconhecer o Momento Pelo Qual Está Passando. O primeiro passo para resolver qualquer questão é reconhecê-la e entendê-la. ...
  2. 2 – Procure Apoio. ...
  3. 3 – Descobrir o Lado Positivo da Situação. ...
  4. 4 – Cuide da Sua Saúde e Bem-estar. ...
  5. 5 – Faça Coisas Que Te Deixam Feliz.

Segunda idade: de 21 a 49 anos; Terceira idade: de 50 a 77 anos; Quarta idade: de 78 a 105 anos. Há também uma outra classificação para os ido- sos em três ramos: idoso jovem, dos 66 aos 74 anos; idoso velho, dos 75 aos 85 anos; dos 86 em diante ocorre a manutenção pessoal.

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.