Onde começa a ficar careca?

Perguntado por: ipereira3 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

As “entradas” aumentam e nota-se o surgimento da “careca” no alto da cabeça (região do vértex ou “coroinha do padre”). Isso acontece porque os fios de cabelo se tornam mais finos na região central da cabeça: local da “coroa” do rei. Os fios ficam mais secos e pode haver, também, descamação fina no couro cabeludo.

No que diz respeito à idade em que a queda de cabelo ocorre na maioria das vezes, ela geralmente está associada à faixa etária acima dos 35 anos.

Em geral, quem vai ficar careca começa a perder cabelo por volta dos 20 anos.

Em resumo, incluir na sua dieta alimentos ricos em vitaminas e outros minerais, como frutas, legumes, proteínas, ajuda a manter os cabelos cada vez mais fortes.

5 hábitos para evitar a calvície masculina

  1. Controle o estresse. ...
  2. Tenha uma alimentação equilibrada. ...
  3. Mantenha o couro cabeludo limpo! ...
  4. Passe longe dos procedimentos químicos. ...
  5. Evite o consumo de álcool, cigarro e anabolizantes!

Os primeiros sinais da calvície nos homens (alopecia androgenética) podem aparecer entre 17 e 23 anos. Dezessete anos é uma idade realmente perigosa. Os cabelos não caem de uma vez, mas a queda é contínua, persistente e irreversível, porque determinada pelos genes que a pessoa herdou do pai e/ou da mãe.

Anabolizantes aceleram a queda do cabelo, porque o aumento descontrolado da testosterona aumenta também um outro hormônio derivado: o DTH, dihidrotestosterona. Essa alteração faz com que os fios afinem cada vez mais, enfraquecendo o cabelo e caindo mais facilmente.

Calvo e careca são palavras com significados semelhantes mas com origens diferentes e usadas em situações distintas. Uma expressão é mais formal, a outra mais familiar e até tem um sentido pejorativo.

Para entender bem sobre este assunto, precisamos saber que uma quantidade de cabelos de mais ou menos 50 a 70 fios pode cair naturalmente a cada dia. Essa quantidade é considerada NORMAL.

Estresse e problemas emocionais são dois dos principais responsáveis pelo aumento da queda capilar, e podem desencadear a calvície precoce.

Então, aqui vai outra dica: os fios novos tendem a ser mais macios, à medida que os danificados são mais ásperos. O novo crescimento também parece mais fino do que o cabelo quebrado, pois ele cresce em locais mais aleatórios.

Ela pode atingir até cerca de 80% da população masculina aos 80 anos e 40% das mulheres após a menopausa. Acredita-se que calvície seja resultado de uma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais.

Geralmente, quem percebe a queda excessiva de cabelos são as pessoas cujo cabelo é longo, superior a 2 centímetros de distância da cabeça. É recomendado que não se avalie uma perda de cabelo baseado no que é visto no pente, mas sim, no surgimento de clareiras na cabeça e na espessura dos fios que caem.

A queda de cabelo e calvície em adolescentes ou na pré-adolescência pode ser um sinal de que a pessoa talvez esteja doente ou apenas que não esteja se alimentando corretamente. Alguns medicamentos, como os usados para tratamento de acne ou anticoncepcionais, também podem provocar aumento da queda.

Durante o banho ou ao pentear as madeixas, é normal que caiam alguns fios, mas quando você começa a perceber tufos pela casa ou no travesseiro, esses podem ser sinais de alerta. Existem muitos fatores que influenciam essa perda, como a seborreia (caspa), uso de químicas agressivas, ou a alopécia.

Como já falamos anteriormente, não existe cura para calvície através de tratamentos capilares. Entretanto, o problema pode ser revertido de forma definitiva com procedimento cirúrgico, ou seja, através de transplante capilar.

Oleaginosas: Inserir nozes, óleo de linhaça, canola, além de sementes de chia, linhaça e girassol podem ajudar na manutenção de fios fortes, reduzir a queda de cabelo e proteger contra a caspa.

Medicamentos e outros tratamentos não cirúrgicos como minoxidil tópico, laser capilar, finasterida, dentre outros, podem ter resultados bem interessantes, sem ser necessário passar por uma cirurgia. Tudo depende da causa, da intensidade e da extensão das entradas no cabelo.

Os genes influenciam sim, mas depende!
Não existe uma regra para todos os genes, mas nos homens por exemplo, a calvície é causada por uma uma substância conhecida por DHT que afina os fios. Segundo pesquisadores, se o pai ou a mãe tem calvície, há 50% de chance do filho ter também.

Entradas podem aparecer durante a adolescência
As laterais e a parte próxima ao pescoço não costumam sofrer com a calvície. De acordo com o profissional, apesar de o histórico familiar ser um fator preponderante para um quadro de calvície na adolescência, é preciso destacar uma série de outros fatores.