Onde colocar o anel de solteiro?

Perguntado por: smota5 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Por essas e outras tradições, o anel solitário é considerado símbolo de amor. E, quase sempre, essa joia é usada no dedo anelar da mão esquerda. O motivo é uma crença da antiguidade egípcia de que, nesse dedo, estaria localizada a “vena amoris”, única veia das mãos ligada diretamente ao coração.

O anel solitário como anel de noivado é usado na mão direita, depois do casamento, ele pode ser usado como aparador de aliança de casamento na mão esquerda e como acessório, você pode usar o anel solitário em qualquer mão.

Foi pedido então a um ourives da época que confeccionasse um anel de aro simples, porém com uma única grande pedra de diamante no seu topo e por isso foi chamado de anel solitário, por ter uma única pedra solitária no anel.

Gente, o anel de namoro deve ficar na mão direita, no dedo anelar, viu? Já quando é noivado, não tem uma regra certinha: se só a mulher for usar, o ideal é que ele fique na mão direita. Agora, se o pedido de noivado for com aliança pro casal, o mais comum é colocar na mão esquerda, no dedo anelar.

Anéis no dedo anelar
Particularmente, uma aliança de casamento se for na mão esquerda. Não há regras que definem que deve fazê-lo. Pode usar uma aliança de casamento no dedo que quiser, ou não usar, mas se estiver a usar um anel nesse dedo, a maioria das pessoas assumirá que é casado.

Tanto no polegar da mão direita quanto no da esquerda, não há absolutamente nada que indique uma piora de saúde ou do estado emocional (ou ainda do futuro) de quem está usando o anel. O que pode acontecer com que usa, é receber uma série de críticas ou elogios quanto à cor, modelo e tamanho.

O anel de noivado é colocado no dedo anelar da mão esquerda. A aliança de casamento, por sua vez, fica na mão direita.

Dedo mindinho – expressão – significa intelecto e habilidades de comunicação. Dedo anelar – estado de relacionamento – é onde usa a sua aliança de casamento. Dedo médio – individualidade – comunica ordem e propósito. Dedo indicador – lealdade – liderança e ambição – usado principalmente para anéis de pertença.

O anel solitário é muito ligado a noivados e casamentos, mas esta peça é usada no dia a dia por muitas mulheres solteiras, ou mesmo as comprometidas que estão ou não noivas.

No Brasil, a aliança com solitário pode ser usada de duas formas: pode copiar o modelo tradicional de usar aliança com solitário no mesmo dedo anelar da mão esquerda. Já a segunda opção é usar o anel solitário do dedo anelar da mão direita e a aliança de ouro no dedo anelar da mão esquerda.

Para usar a aliança de namoro com o anel solitário, basta saber associar seu gosto pessoal e o modelo da aliança que você já usa com um tipo de anel solitário que combine. Então, após escolher uma joia adequada basta incorporar a peça no mesmo dedo que se usa a tradicional aliança.

Mas é válido lembrar que ele é um anel clássico, sendo assim, você pode usar em combinações do dia a dia, sem regras para o uso. Devido a sua história, o anel solitário é comumente usado em pedidos de namoro, casamento, você pode compor com a sua aliança ou usa-lo sozinho.

Quanto ao dedo, o mais indicado é usar o anel solitário de ouro no anelar direito durante todo o noivado, passando-o para o esquerdo no dia do casamento. Há também a opção de usá-lo no dedo esquerdo ao longo do noivado e passa-lo para o direito no altar, ficando tanto com a aliança de casamento quanto com o solitário.

Anel de namoro: sempre na direita Antes de falar em noivado e afinal, começamos com o mais simples: o namoro.

Inclusive, dependendo do estilo da pessoa, pode-se usar um, dois ou três, em uma mão ou até nas duas. Vale lembrar que essas composições ficam mais harmoniosas com modelos finos e delicados. Mas também combinam com anéis maiores, alianças ou solitários.

ao dormir. Existe duas razões importantes para que você retire sua joia ao dormir, seja ela um anel de noivado ou aliança: a primeira delas é que nossos dedos costumam inchar a noite, por isso, pode acontecer de o anel ficar preso no seu dedo quando você acordar.