Onde colocar as siglas?

Perguntado por: emartins5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Você sabe que as siglas devem ser utilizadas sempre APÓS a expressão a que se referem, nunca antes. Quando se menciona uma sigla pela primeira vez no texto, deve-se identificar o nome completo a que ela se refere, e citá-la entre parênteses.

Escreva com todas as letras maiúsculas: siglas com até três letras: PF, BC, ONU, OAB, ILB, DRU, CPI, USP; siglas cujas letras são soletradas: BNDES, INSS, CPMF, CPMI, DNER.

A primeira vez que a sigla aparecer no texto deve ser escrita por extenso, seguida da sigla entre parênteses, e não o contrário; 5. É comum que as pessoas não comecem a ler seu artigo a partir da Introdução, portanto, alguns editores recomendam que as siglas sejam apresentadas por extenso em cada nova seção do artigo.

Evitar a repetição de palavras, pontuação e siglas, pois isso dificulta o entendimento. Sigla em título, somente se for consagrada.

Ainda sobre o uso de siglas na redação, recomendamos que ela seja escrita por extenso (cada palavra sendo escrita em letra maiúscula) na primeira vez que for utilizada no texto. Nesse primeiro momento, você pode acrescentar a sigla dentro de parênteses. E depois, no desenvolvimento do texto, apenas apresentar a sigla.

Formatação:

  • Fonte em tamanho 10 (Arial) ou 12 (Times New Roman).
  • Espaçamento entre linhas 1,5 cm.
  • Alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda.
  • Citação em itálico.
  • Nome do autor entre parênteses e alinhado à direita.
  • A epígrafe fica no final da página e não deve ser indicado um título “epígrafe”.

A lista de referências pode aparecer: a) No rodapé; b) No fim de texto ou de capítulo; c) Em lista de referências; d) Tecendo resumos, resenhas e recensões.

O texto deve ser digitado, no anverso das folhas, em espaço 1,5, letra do tipo Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Margens esquerda e superior com 3,0 cm; direita e inferior com 2,0 cm.

p. ex. Dicionário Infopédia de Siglas e Abreviaturas.

Selecione a expressão digitada. Tecle Alt+F3 para abrir a caixa de diálogo Criar AutoTexto. No campo "Atribua um nome à sua entrada de AutoTexto" digite a sigla pela qual o AutoTexto será chamado -exemplo: BNDES.

Por exemplo: Bahia: Ba; Minas Gerais: MG; Piauí: Pi; Rio de Janeiro: RJ.

O uso de siglas pode ser um grande aliado para uma boa redação, além de deixá-la objetiva, faz com que economize um bom espaço sempre que ele for limitado, indica um domínio maior sobre o assunto e permite que você varie o vocabulário, evitando repetições desnecessárias.

A forma mais simples de se fazer a abreviatura de uma palavra é pegar a primeira sílaba dela, acrescentar a primeira letra da segunda sílaba — caso esta seja uma vogal, continue até chegar à próxima consoante — e colocar um ponto final. Gram. Adm. Alg.

Se é uma sigla conhecida, você pode usar. normalmente. Por exemplo, MEC, IBGE, OMS etc.

A abreviação é a redução de uma palavra baseada no conceito de economia linguística; A sigla é formada pelas letras iniciais de uma palavra.

Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.

Em suma, primeiro deve-se escrever o órgão ou instituição e em seguida a sigla entre parênteses. Porém, se for citado diversas vezes durante o texto, recomenda-se que escreva somente a sigla, já que ela foi explicada anteriormente. Isso evita que o texto fique repetitivo e facilita a leitura.

CPF: Cadastro de Pessoas Físicas.