Onde caiu o meteoro que matou os dinossauros Google Maps?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

A cratera Chicxulub, soterrada embaixo da Península do Iucatã, no México, tem mais de 180 km de diâmetro, sendo considerada uma das maiores áreas de impacto por meteoros do mundo. Cientistas acreditam que o bólide (bolas de fogo) que formou a cratera tinha pelo menos 10 km de diâmetro.

Cratera de Vredefort

1. Cratera de Vredefort | África do Sul. Começamos o post já falando qual é a maior cratera do mundo! O nome dela é Cratera de Vredefort, com 30 km de diâmetro e 2 bilhões de anos.

Chicxulub é uma pequena cidade localizada no estado de Yucatán, no México. No ano 2000 a cidade tinha uma população de aproximadamente 3.400 habitantes.

Em concreto, os maiores meteoritos que impactaram na Terra foram: Hoba: um fragmento de ferro de 60 toneladas que caiu há 80.000 anos na Namíbia.

Em SP, o meteoro foi flagrado em: Araçoiaba da Serra, Osasco, Jundiaí, Taubaté, Morro Agudo e Guarujá. Em MG: Itajubá, Guaxupé, Pedro Leopoldo, Carmo da Mata, Lagoa da Prata, Divinópolis, Patos de Minas e Santo Antônio do Monte.

Um gigantesco impacto de asteroide atingiu a Terra e acabou com os dinossauros, os gigantes que habitavam o nosso planeta muito antes de nós. Nomeado como Chicxulub, o impacto do asteroide acabou com 75% da vida existente em nosso planeta, mas qual era o tamanho dele?

Quando um asteroide do tamanho de uma cidade colidiu com a Terra há 66 milhões de anos, eliminou os dinossauros — e enviou um tsunami monstruoso ao redor do planeta, de acordo com uma nova pesquisa.

Análises da cratera
Estimativas apontam que o impacto condiz com um asteroide de 10 km de diâmetro ou um cometa de 7 km de diâmetro.

A cidade de Buriticupu, no estado brasileiro do Maranhão, encontra-se rodeada por 26 crateras, correndo o risco de ser engolida pela terra.

O meteoro de Cheliabinsk é o maior corpo celeste a atingir a Terra desde o evento de Tunguska, em 1908, e, até onde se tem conhecimento, o único evento no qual tamanho número de vítimas foi registrado.

O asteroide tinha 2,6 toneladas por metro cúbico, e não 2,6 toneladas.

“Isso acontece o tempo todo e normalmente essas chances são muito pequenas. Mas como existem, chamamos de Objeto Potencialmente Perigoso. Isso confunde muitas pessoas”, afirmou. Segundo ela, objetos com mais de 50 metros já são capazes de causar tsunamis e causar um estrago na Terra.

Os dinossauros viveram na Era Mesozóica – de 230 a 65 milhões de anos atrás – e dominaram a Terra durante os períodos Triássico – de 230 a 160 milhões de anos –, Jurássico – de 160 a 110 milhões de anos e Cretáceo, de 110 a 65 milhões de anos.

Fósseis encontrados nos EUA, como a perna de um tescelossauro, revisitam o dia em que um asteroide atingiu a Terra e pôs fim ao período Cretáceo. Há 66 milhões de anos, um asteroide de 10 quilômetros de largura atingiu em cheio a região onde hoje fica a cidade de Chicxulub, na Península de Yucatán, no México.

A peça caiu em Portelândia no dia 17 de julho. Na ocasião, o meteorito do tipo condrito ordinário, com peso aproximado de 250g, foi encontrado em uma fazenda do município após danificar o forro de uma propriedade durante a queda. Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp!

Meteorito que caiu em Pernambuco é incorporado ao Museu Nacional no RJ. O Museu Nacional, ligado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), incorporou nesta quinta-feira (13) o meteorito Santa Filomena ao seu acervo.