Onde caiu o meteoro hoje?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Em SP, o meteoro foi flagrado em: Araçoiaba da Serra, Osasco, Jundiaí, Taubaté, Morro Agudo e Guarujá.

cratera Chicxulub

As pistas sobre o objeto que encerrou o reinado dos dinossauros foram encontradas na cratera Chicxulub, que tem este nome porque fica próxima da comunidade de Chicxulub. Ela é como uma grande cicatriz na Península de Yucatán, no México, com mais de 140 km de diâmetro, que foi deixada pela colisão do objeto.

"Você pode até tentar usar um binóculo ou telescópio, mas nunca saberá o lugar certo para onde apontá-los para ver o meteoro. Por isso, o melhor mesmo é usar apenas os seus olhos, deitado no chão e tentando observar a maior área do céu possível, pois os meteoros são rápidos e aparecem sem avisar.

Chuvas de meteoro
Quadrantids: ativa de 28 de dezembro de 2022 a 12 de janeiro de 2023 (pico para visualização do fenômeno: de 3 a 4 de janeiro). Pico de meteoros por hora: 110. Lyrids: ativa de 14 a 30 de abril (pico: de 22 a 23 de abril). Pico de meteoros por hora: 18.

O Brasil recebe um grande número de meteoros todos os anos. Porém, o resultado desse fenômeno, os meteoritos, é pouco catalogado no país. Os meteoritos são fragmentos de rocha que atingem a superfície terrestre propriamente dita.

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, o asteroide 2023 BU vai passar muito perto da Terra por volta das 21h28 (pelo horário de Brasília) desta quinta-feira (26).

Se os cálculos estiverem corretos, os meteoros devem aparecer entre 21h e 1h da manhã (pelo horário de Brasília), com radiante próximo da brilhante estrela Canopus.

Por mais longe que pareça, em termos astronômicos isso não é quase nada – e é a essa distância que o asteroide 2023 BU vai passar da Terra na próxima quinta-feira (26), por volta das 21h28 (pelo horário de Brasília).

O asteroide que acabou com o Cretáceo levou consigo dinossauros famosos como o Tiranossauro e o Tricerátops, assim como criaturas menos conhecidas, mas bizarras, como o Anzu (ou "galinha do inferno").

Em concreto, os maiores meteoritos que impactaram na Terra foram: Hoba: um fragmento de ferro de 60 toneladas que caiu há 80.000 anos na Namíbia.

Chuva de meteoros Líridas fica ativa a partir de hoje; veja como acompanhar.

Não é à toa que, normalmente, as cores de um meteoro são vermelho, verde, azul e branco (soma das outras cores), que são também as mesmas observadas nas auroras polares.

ouvir: O Hemisfério Norte terá uma noite privilegiada para assistir ao pico de uma chuva de meteoros conhecida como Perseidas. O fenômeno ocorrerá a partir das 23h de hoje.

O asteroide 2023 EY passará pertinho da Terra na sexta-feira (17). Durante a aproximação máxima, ele ficará a cerca de 239 mil quilômetros do nosso planeta.

O asteroide tipo Apolo, denominado 2022EB5, entrou na atmosfera às 18:22, horário de Brasília. O impacto aconteceu a sudoeste da ilha norueguesa Jan Mayen, com velocidade de 18,5 km/s.

É formado por fragmentos de asteroides, principalmente, mas também de cometas e outros corpos celestes. Possui uma camada externa chamada de crosta de fusão, que lhe confere uma cor escura. Observa-se também a presença de fraturas e cavidades em seu exterior. O tamanho e o formato dos meteoritos não são regulares.

O asteroide 2022 RM4 foi detectado em setembro, pelo telescópio Pan-STARRS 2, no Havaí. O Observatório Steward, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, analisou e confirmou sua trajetória próxima da Terra.

O objeto vale até R$ 1 milhão, porém, a família recebeu uma oferta de R$ 120 mil.

Asteroide 2023 CL3 se aproxima da Terra nesta semana.