Onde caiu o meteoro 2023?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Objeto brilhante que riscou os céus do Brasil em 19 de junho de 2023 não era um meteoro. Um brilho intenso que pôde ser visto nos céus de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás (incluindo Brasília) chamou a atenção nessa segunda-feira 19 de junho de 2023.

As pistas sobre o objeto que encerrou o reinado dos dinossauros foram encontradas na cratera Chicxulub, que tem este nome porque fica próxima da comunidade de Chicxulub. Ela é como uma grande cicatriz na Península de Yucatán, no México, com mais de 140 km de diâmetro, que foi deixada pela colisão do objeto.

asteroide 2023 MU2

O asteroide 2023 MU2 se aproximou do nosso planeta e foi registrado em um vídeo, quando estava a aproximadamente 217 mil quilômetros da Terra.

Como encontrar? Uma vez fora de casa, procure a constelação de Perseus — as Perseidas recebem esse nome porque os meteoros parecem cair dessa área no céu. No entanto, pode ser melhor procurar Cassiopeia, já que essa constelação se parece um pouco com a letra 'w' e pode ser um pouco mais fácil de reconhecer.

Segundo o Observatório Nacional, a melhor hora para observá-lo será entre 3h30 e o amanhecer deste domingo (13/8) A maior chuva de meteoros do ano, Perseidas, terá seu pico na madrugada deste domingo (13/08).

Nesta terça-feira (7), a NASA anunciou que está monitorando o asteroide 2023 DW, uma rocha espacial com quase 50 m de diâmetro que tem uma pequena chance de atingir a Terra em 14 fevereiro de 2046.

Devido ao seu pequeno tamanho, o asteróide 2023 BU é bastante escuro com magnitude 19,15, mas pode ser visível através de um poderoso telescópio operado por um observador do céu experiente. Felizmente para aqueles de nós que não são caçadores de asteróides veteranos, o Virtual Telescope Project transmitirá tudo.

A passagem do corpo celeste — que possui dimensões de 3,8 metros por 8,4 metros — não será visível a olho nu, mas será transmitida ao vivo no YouTube, no canal The Virtual Telescope Project. O evento astronômico ocorrerá por volta das 21h17 no horário de Brasília, e a transmissão estará disponível a partir das 21h15.

Meteorito que caiu em Pernambuco é incorporado ao Museu Nacional no RJ. O Museu Nacional, ligado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), incorporou nesta quinta-feira (13) o meteorito Santa Filomena ao seu acervo.

Em concreto, os maiores meteoritos que impactaram na Terra foram: Hoba: um fragmento de ferro de 60 toneladas que caiu há 80.000 anos na Namíbia.

O asteroide que acabou com o Cretáceo levou consigo dinossauros famosos como o Tiranossauro e o Tricerátops, assim como criaturas menos conhecidas, mas bizarras, como o Anzu (ou "galinha do inferno").

Enquanto 2023 se aproxima de ser o ano mais quente até hoje, combinação de mudanças climáticas com El Niño gera cenário em que consequências extremas são incertas. Há cada vez mais sinais de que 2023 será o ano mais quente já registrado.

O asteroide 3122 Florence ou 1981 ET3, foi descoberto em 1981 pelo astrônomo Schelte Bus no Observatório de Siding Spring. Em 1º de setembro de 2017, 3122 Florence chegou o mais próximo da Terra em sua órbita a cerca de 7 milhões de km.

Hoje os cientistas sabem com relativa precisão que o nosso planeta se formou há 4,5 bilhões de anos.

Um dos eventos mais comuns no ano, as chuvas de meteoros ocorrem 12 vezes em 2023. A primeira, a Quadrantis, já pôde ser acompanhada nos dias 3 e 4 de janeiro. A próxima “estrela cadente” poderá ser vista entre 22 e 23 de abril.

Chuvas de meteoros
Taurids: ativa de 10 de setembro a 20 de novembro no Hemisfério Sul (pico: de 10 a 11 de outubro no Hemisfério Sul). Pico de meteoros por hora: 5. Draconids: ativa de 6 a 10 de outubro (pico: de 8 a 9 de outubro).

Para tentar observar as chuvas de meteoros é necessário estar em um local com baixa poluição luminosa. Recomenda-se que o observador procure um local escuro, se possível afastado das grandes cidades, para evitar a poluição luminosa. Além disso, deve-se apagar as luzes em volta e é imprescindível que o tempo esteja bom.