Onde cai o dinheiro da rescisão?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Onde cai meu dinheiro da rescisão? Os valores referentes ao saldo de salário e férias, o trabalhador recebe na mesma conta bancária em que recebia o salário. Os valores referente a multa de 40% e o FGTS podem ser pagos na conta que o trabalhador cadastrar no aplicativo FGTS.

A multa rescisória deve ser depositada pelo empregador em até 10 dias úteis após a data da demissão. Portanto, a multa rescisória deve aparecer no extrato do FGTS dentro desse prazo, mas é importante verificar com a Caixa em caso de eventuais atrasos ou inconsistências.

Porque a multa rescisória não aparece no extrato do FGTS? Pode ser que seu antigo patrão ainda não tenha depositado o valor da multa. Afinal, por lei, o empregador tem um prazo de 10 dias a partir do último dia de trabalho do funcionário demitido para depositar o valor da multa.

10 dias

Posso negociar o prazo para receber a multa rescisória? Embora a legislação estabeleça um prazo de 10 dias corridos, é possível negociar um prazo diferente com a empresa, desde que ambas as partes concordem.

No entanto, existem algumas situações em que é possível sacar o FGTS antes desse prazo, como em casos de doenças graves, aposentadoria, desastres naturais, entre outros. Já a multa rescisória pode ser sacada imediatamente após o depósito do valor na conta do FGTS do trabalhador.

O empregador deve depositar a multa rescisória na conta do FGTS do trabalhador em até 10 dias úteis após o fim do contrato de trabalho.

Onde é depositada a multa de 40% do FGTS? O valor da multa rescisória de 40 % sobre o FGTS será depositado na mesma conta em que ocorrem os créditos para esse fundo do trabalhador. Trata-se de uma conta da Caixa Econômica Federal, vinculada ao contrato de trabalho.

Saque-Aniversário – sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.

Como sacar o FGTS rescisório?

  1. Abra o aplicativo FGTS e faça login com CPF e senha;
  2. Na tela inicial do aplicativo, clique em “Meus saques” > “Minha conta bancária” > “Cadastrar conta bancária”;
  3. Preencha os dados e os confirme. O valor, assim que disponível, cai na sua conta bancária em até 5 dias.

Para fazer ou consultar uma rescisão contratual pelo HomologNet, basta acessar o endereço: http://sistema-homolognet.mte.gov.br/ e os dados cadastrais da empresa e do colaborador.

Saque Digital
Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência.

Você pode verificar o seu extrato do FGTS de diversas formas e conferir se o seu empregador está depositando o montante regularmente. É possível conferir através do aplicativo FGTS, caixas eletrônicos, agências da Caixa, mensagem de texto no celular e até receber o extrato do FGTS em sua residência, se desejar.

Você deve entrar em contato com o empregador para verificar se a chave já foi liberada.

Uma das razões pela qual o saldo do FGTS poderia ficar bloqueado, seria quando 10% do saldo mais os 40% da multa rescisória fossem usados como garantia para empréstimo. Atualmente, a Caixa Econômica Federal, primeiro banco a oferecer esta modalidade de empréstimo, está com a linha de crédito temporariamente suspensa.