Onde caem mais raios no Brasil?

Perguntado por: iramos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

Mato Grosso do Sul é estado com maior incidência de raios, segundo Inpe. Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que Mato Grosso do Sul é um dos Estados que registra o maior índice de incidência de raios do Brasil.

Alagoas registrou a menor quantidade de queda de raios do Brasil, segundo pesquisa inédita do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgada nesta segunda-feira, 2, que mediu a incidência da queda de raios no Brasil durante o verão de 2022.

Uma prova de que isso é verdade é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A oitava maravilha do mundo recebe não duas, mas ao menos seis descargas atmosféricas por ano, segundo pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE.

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

Há, sem dúvida, perigos mais urgentes do que ser atingido por um raio: a chance de ser atingido é menor que uma em um milhão, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Os cinco Estados com mais raios foram Amazonas (2.608.255), Mato Grosso (2.030.670), Pará (1.823.955), Minas (1.539.276) e Tocantins (1.004.022).

O último recorde havia sido registrado no Brasil, no dia 31 de outubro de 2018 com um raio de 709 km que surpreendeu os habitantes da região Sul do país. O recorde de raio com maior duração também foi registrado pela organização pertencente à ONU.

Maiores quantidades diárias de raios na cidade de São Paulo em 2022. Fonte: Earth Network. Além disso, a cidade de São Paulo também registrou a maior quantidade de descargas elétricas atmosférica, sobre o estado de São Paulo, no dia 30 de novembro, com 3203 ocorrências e logo em seguida Araçatuba, com 2644.

No Brasil, caem 77.8 milhões de raios por ano e a explicação é geográfica: é o maior país da zona tropical do planeta - área central onde o clima é mais quente e, portanto, mais favorável à formação de tempestades e de raios.

120 pessoas

Eles são espetaculares, mas perigosos. Os raios matam 120 pessoas por ano, em média, no Brasil, segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe.

No entanto, a chance de ser atingido por um raio no Brasil é muito baixa: cerca de 1 em 1,5 milhão, mais de trinta vezes mais fácil que acertar as seis dezenas na Mega-Sena da Virada.

As cidades fluminenses mais atingidas mês passado foram Campos dos Goytacazes (29.151), Cachoeiras de Macacu (25.243) e Valença (23.099). No ranking nacional, em janeiro, o Inpe posiciona o Rio como o 15º estado com a maior incidência de raios entre as 27 unidades da federação.

Os municípios mais atingidos no primeiro mês do ano foram a capital paulista com 4.379 raios, Cotia (1.845), São Bernardo do Campo (935), Juquitiba (657), Carapicuíba (287) e Itapecerica da Serra (244).

“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa.

Entenda os perigos e o que não fazer com o aparelho quando estiver relampejando? Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador.

Essa descarga elétrica pode causar alguns efeitos quando atinge um edifício sem proteção e com proteção contra descargas atmosféricas. A descarga atmosférica que atinge um edifício, pode causar danos à própria estrutura, a seus ocupantes e falhas dos sistemas internos.

Como saber se vai cair um raio em você? Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.

Também é importante atentar a alguns sinais que seu corpo dá que podem “prever” que você será atingido por uma descarga elétrica: se sentir os pelos do corpo arrepiando durante uma tempestade, pode ser um sinal de que um raio está preste a cair próximo a você.

Espelho atrai raios? Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.

O fenômeno foi registrado em 31 de outubro de 2018, e percorreu uma distância de 709 quilômetros – desde a Província de Missiones, no norte da Argentina, indo até o Oceano Atlântico, atravessando o Rio Grande do Sul. O percurso equivale à distância entre as capitais gaúcha, Porto Alegre, e paranaense, Curitiba.

Um raio de quase 800 quilômetros de comprimento que iluminou o céu em três estados dos EUA bateu o recorde mundial de relâmpago mais longo, confirmaram cientistas. O fenômeno, registrado em 2020, se estendeu por um total de 768 km, cruzando os estados do Mississippi, Louisiana e Texas, nos Estados Unidos.