Onde Cabral chegou no Brasil?

Perguntado por: ngois8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

O litoral diante do Monte Pascoal foi o ponto de desembarque da esquadra de Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, fato que lhe confere um caráter simbólico, pois ali foram escritas as primeiras páginas da história do Brasil.

O primeiro sinal de terra firme visto pelos portugueses foi o Monte Pascoal, no litoral sul da Bahia. Recebeu este nome por ser época da Páscoa e os portugueses serem católicos. Dias depois desembarcaram em local que deram o nome de Porto Seguro, hoje chamado de Santa Cruz Cabrália, na Bahia.

Pedro Álvares Cabral comandou essa expedição e, de acordo com a história, foi quem "descobriu" o Brasil. De acordo com a história, o destino da expedição era Calicute, Índia, no caminho realizado por Vasco da Gama, em 1497-1498.

O litoral onde Cabral aportou, correspondendo hoje ao litoral da Bahia, era ocupado por duas nações indígenas do grupo linguístico tupi: os Tupinambás e os Tupiniquins. Mais para o interior, estavam os Aimorés. Rota seguida por Cabral de Portugal para a Índia em 1500 (em vermelho) e a rota de retorno em (azul).

Os bastidores da viagem de 44 dias que levou Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Navegador português e sua tripulação enfrentaram tormentas, calmarias e doenças; apenas 500 dos 1,5 mil homens que saíram de Portugal conseguiram voltar para casa - e quatro pessoas ficaram no Brasil. Leia reportagem aqui.

A chegada dos portugueses ao brasil
Segundo relatos históricos, os portugueses chegaram ao Brasil em suas embarcações onde conhecemos hoje como a cidade de Porto Seguro na Bahia.

Porto Seguro

Durante décadas, Porto Seguro levou a fama de ser a primeira praia do Brasil, aquela onde os portugueses protagonizaram o 'achamento desta vossa terra nova'. Mas foi na discreta Barra do Cahy que aqueles europeus pisaram, pela primeira vez, em território que viria a se tornar o Brasil.

Com a expedição reduzida a seis navios, Cabral chegou em Calicute em 13 setembro de 1500, seis meses depois de deixar Lisboa. Calicute, era a mais importante cidade da costa ocidental da Índia, onde mercadores árabes e chineses comercializavam havia séculos.

A versão histórica oficial considera o explorador português Pedro Álvares Cabral (1467-1520) como o primeiro navegante a chegar em terras brasileiras, junto com uma frota de 13 navios e mais de mil marujos.

O objetivo da expedição era chegar às Índias para fazer negociações comerciais, uma vez que Vasco da Gama havia obtido sucesso na sua viagem em 1498. Ou seja, ao sair de Lisboa, Cabral deveria cruzar o Atlântico e contornar o Cabo da Boa Esperança para chegar à Índia, mas não foi o que ele fez.

Apesar de a versão mais conhecida sdizer que o primeiro europeu a pisar no Brasil teria sido o português Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500, no sul da Bahia, estudiosos do tema indicam que, na verdade, um navegador espanhol chamado Vicente Yáñez Pinzón esteve em terras brasileiras em janeiro daquele ano — ou seja, ...

Em 22 de abril de 1500, Cabral e a tripulação avistaram um monte na costa, no local onde hoje é o sul da Bahia. Como era dia santo, em decorrência da Páscoa, denominaram o acidente geográfico de Monte Pascoal. No dia seguinte, os portugueses passaram a estabelecer contato com os indígenas que habitavam o local.

História do Brasil não possui um marco inicial bem definido. Não obstante, tradicionalmente, existe uma datação recorrente sobre a chegada dos portugueses com Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, à região costeira de onde hoje é a Bahia. Seria esse então o “descobrimento do Brasil”.

Santa Maria, Pinta e Niña são as três caravelas em que Cristóvão Colombo navegava quando aportou no continente americano, em 1492. Fonte: Portal Terra, 13/05/2014.

Conheça a Rota do Descobrimento, um roteiro formado pelas cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte que foi tombado como Patrimônio Natural Mundial da Unesco em 1999.

O marco original encontra-se em Porto Seguro, na Bahia, onde desembarcou Pedro Álvares Cabral. Feita em granito, como o original, possui, na parte superior fronteira, uma cruz de Malta e tem 1,60 m de altura.