Onde atua o freio de estacionamento?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Ricardo esclarece que o freio de estacionamento nada mais é do que um mecanismo de frenagem existente nos veículos e que tem por finalidade básica “travar” as suas rodas traseiras, evitando qualquer movimentação enquanto o veículo está estacionado, por exemplo.

O freio de mão ou freio de estacionamento é um dispositivo acionado por cabo ou eletrônico que bloqueia as rodas traseiras. Ele trava os freios destas rodas para evitar que o veículo se movimente de forma involuntária.

É aconselhável sempre que o veículo estiver parado. Em um cruzamento ou em um farol, onde o tempo de parada for mais longo, procure usar o freio de mão. Com o veículo parado em aclives não é recomendável segurá-lo no pedal da embreagem, pois isso desgasta a mesma. Prefira o freio de mão.

Nas retas. Somente em um piso inclinado.

O sistema funciona a partir de um disco, que fica acoplado ao cubo da roda. A frenagem ocorre através do contato deste elemento com as pastilhas de freio, provocando então a desaceleração das rodas. As pastilhas são montadas dentro das pinças e estão ligadas à suspensão do veículo.

A regulagem deste tipo de mecanismo é sempre realizado nas rodas e deve ser realizada periodicamente. Para regular, deve-se utilizar o regulador da sapatas, girando a catraca que fica entre elas. Em outras palavras, deve-se aproximar ao máximo as sapatas aos tambores.

O freio eletrônico tem como principal função ocupar o lugar do freio de mão. Em vez de precisar puxar uma alavanca para estagnar o veículo após estacioná-lo ou enquanto está parado em uma subida, basta apertar o botão que geralmente fica localizado perto do câmbio.

O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor. AO PASSAR POR UM BURACO, DEVO ACIONAR A EMBREAGEM.

Tambor. É o que aciona o freio nas rodas traseiras.

Tipos de freio: veja quais são e seu funcionamento

  • Freio de mão. Este é o tipo de freio mais conhecido, chamado também de freio de estacionamento ou freio mecânico. ...
  • Freio ABS. ...
  • Freio a tambor.

Nunca ande com o freio de mão acionado
Andar com o freio de estacionamento acionado é comprometer toda a estrutura de frenagem, como pastilhas e lonas, além dos pneus e rodas. Ele também exigirá mais do motor, o que significa aumento no consumo de combustível.

Muitos acreditam que o uso do freio da frente pode causar o capotamento da moto. Apesar de ser verdade para as bikes, isso dificilmente vai acontecer com uma moto. Outro ponto que colaborou para isso é a cultura dos instrutores no momento da autoescola, que sempre pedem que se use exclusivamente o freio traseiro.

Popularmente conhecido como “freio de mão”, o freio de estacionamento é um item essencial para a segurança de qualquer veículo automotor.

A princípio, os carros possuem dois tipos de freios de serviço, aqueles que param o veículo durante a condução: o freio a disco e o freio a tambor. Além disso, a maioria dos automóveis contam com freios de estacionamento e freios ABS, que servem como um suporte para situações mais emergenciais.

Existem três tipos de freios: a disco, a tambor e ABS. Conheça as diferenças entre eles e saiba qual é o mais indicado para você no momento de decisão de compra do veículo novo ou usado.

O cabo de freio de mão ou cabo de freio estacionário, é responsável pela conexão da alavanca do freio as sapatas ou as pinças de freio que estão conectadas ao tambor de freio ou disco. Ele está localizado dento do assoalho do veículo.

– Modo de usar e cuidados

  1. Posicione a mão no freio de mão com o dedo polegar no botão.
  2. Aperte o botão com força e continue segurando.
  3. Dê uma leve puxada para cima, e só então, empurre a alavanca totalmente para baixo.
  4. Quando você estacionar o carro, o freio de mão deve ficar travado, ou seja, posicionado para cima.

Apesar de óbvio, é sempre bom reiterar que se o freio de mão não trava corretamente quando sua haste é puxada até o máximo possível, é quase certeza de que ele precisa de uma revisão. Outro problema comum é a alavanca estar muito pesada, aparentemente difícil de ser puxada.

O que é Park Assist? Park Assist parece mágica, mas é apenas tecnologia. Conhecido também como assistência ativa ao estacionamento ou assistente de estacionamento (tradução do inglês), é um sistema automatizado de estacionamento.