Onde as pulgas picam humanos?

Perguntado por: mmello . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

As picadas de pulga podem aparecer na região da cintura e em outras áreas quentes do corpo, como joelhos, axilas e virilhas. Muita gente as confunde com ataque de mosquito por causa da aparência: uma bolinha vermelha e saliente, com poucos milímetros de diâmetro.

Cães e gatos não são os únicos que sofrem quando uma pulga pega uma carona. Elas também podem se projetar sobre os humanos, aterrissando em nossos cabelos ou lençóis, no carpete e nas almofadas do sofá, infestando a nossa casa.

As pulgas adoram ficar escondidas em lugares abafados e de difícil acesso, então dê atenção especial a almofadas, sofás, poltronas e camas, principalmente nos cantinhos mais escondidos. Higienize tudo, não esqueça de caprichar na caminha do pet, claro, e utilize uma solução em spray para garantir melhor eficácia.

Ao chegar no local, retire o lençol e veja se há manchas escuras arredondadas ou pontinhos pretos no colchão. Se tiver, são as fezes do percevejo. Se tiver, percevejo, não durma na cama. Outra dica é não colocar a mala sobre a cama para evitar o inseto entre nelas.

Geralmente, a coceira de uma picada de pulga em humano dura cerca de 3 à 4 dias, podendo durar apenas 1 à 2 dias se você não ficar coçando e tratar com aveia e gelo!

A reação mais comum ao ataque de pulgas em humanos é a urticária. Você pode sentir uma coceira intensa e notar vermelhidão no local das picadas. No entanto, cuidado para não se coçar demais. Esse ato pode causar lesões na sua pele, abrindo caminho para a entrada de bactérias.

Experimente loção de calamina ou creme de hidrocortisona.
Qualquer uma dessas pomadas, encontradas em qualquer farmácia, pode aliviar a coceira da picada da pulga. A hidrocortisona é um creme com corticoides leves, enquanto a loção de calamina usa óxido de ferro para tratar a coceira leve.

A solução de água e detergente de louça é uma espécie de piscina tóxica para as pulgas. Elas morrem quando caem ou pulam na mistura. Se você não tem nenhuma vasilha mais rasa, use um prato.

As pulgas odeiam o cheiro do limão, e isso o torna um dos melhores anti-pulgas caseiros que conhecemos. Para usar, você só precisa por um litro de água para ferver e colocar um limão cortado em rodelas dentro. Depois, tire o recipiente do fogo e deixe repousar por uma noite.

Produtos como o Herbalvet e Hysteril são alguns exemplos de produtos fundamentais para acabar com a infestação e evitar que o ciclo da pulga ocorra no ambiente. Além disso, a higienização com K-Othrine e água sanitária pode colaborar com a eliminação dos parasitas.

VERDADE. Os sintomas mais comuns são coceira e estresse em animais, mas a presença de pulgas também está relacionada a doenças como dermatites, verminoses, infecções e anemia (principalmente em filhotes). Quando presentes em grande quantidade e sem o controle adequado, elas podem até mesmo causar a morte do animal.

Uma ótima solução caseira é a mistura de 500ml de vinagre de maçã com 250 ml de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Coloque a mistura em um borrifador e capriche na faxina.

A resposta simples e rápida é SIM! Mas calma, não se desespere. Apesar de nós estarmos sujeitos a levarmos algumas picadinhas das pulgas, elas não vivem na pele humana, portanto, nós não somos hospedeiros desses ectoparasitas.

Fique atento à presença de pulgas.
As pulgas são insetos pequenos, de mais ou menos 1 mm a 3 mm, ou um pouquinho maiores do que uma semente de gergelim. Elas podem ser pretas ou marrom escuras e não tem asas. As pulgas costumam se locomover pulando.

verifique a sujeira no pelo do pet: as pulgas deixam resíduos, como fezes. Se nessa inspeção encontrar sujeira preta, retire do animal, coloque sobre um pano branco e espere — se de fato for fezes de pulgas, um pequeno ponto vermelho surgirá.

Porém, apesar de machos e fêmeas serem hematófagos, a penetração na derme é feita apenas pela fêmea, a qual objetiva completar seu ciclo vital. A pulga penetra a cabeça e o tórax na pele e deixa a porção posterior para fora dela. A parte exteriorizada é fundamental para que a pulga consiga eliminar os seus ovos.