Onde as cobras mais gostam de ficar?

Perguntado por: rlima3 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

As cobras são animais de sangue frio e dependem do ambiente para se aquecer. Mas não podem ficar sob o sol direto, para não ressecar. Por isso preferem os locais úmidos, escuros e quentes e se refugiam em montes de lenha, lixo, paióis , palhadas, cupinzeiros, folhagens etc.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

Em relação à concentração de serpentes, segundo o Butantan, o local só perde para a Ilha de Shedao, na China, que abriga por volta de 20 mil desses animais.

Espalhe amônia ou enxofre: em alguns casos é recomendado o uso de certos repelentes químicos para cobras, como o enxofre e a amônia. Mas destacamos que eles são nocivos ao animal e, por isso, é preferível espalhar essas substâncias ao redor da casa e não diretamente sobre o animal.

“O aparecimento desses animais se dá em períodos chuvosos ou quando ocorrem limpezas de terrenos baldios. As cobras procuram locais onde haja alimentos, especialmente onde os espaços sejam tomados por vegetação”, esclarece o ST Carlos Araújo, especialista em operações de salvamento.

Dormem, mas com os olhos abertos. Elas não têm pálpebras por isso os olhos não se fecham como outros animais. Porém, acredita-se que elas durmam aproximadamente 18 horas por dia”, esclarece.

Embora as preferências de cheiros possam variar entre as espécies de cobras, o alho, a cânfora, a naftalina e o óleo de cedro são odores que geralmente não são apreciados por esses répteis. Ao utilizar essas substâncias em locais estratégicos, é possível criar um ambiente menos atraente para as cobras.

No Brasil, é registrada uma média de 30 mil acidentes ofídicos por ano, sendo a incidência de picadas de cobras peçonhentas maior nessa época do ano, entre março a agosto. Nessa época do ano as cobras procriam mais.

Para saber se há cobras na sua residência, você pode, por exemplo, fazer uma inspeção periódica ou contratar um serviço especializado, para evitar surpresas. Além disso, restos biológicos, como vestígios de ratos ou animais menores, são um indício de que elas podem estar em lugares próximos.

Eles devem chamar um órgão ambiental, o Ibama ou o Corpo de Bombeiros. Não se deve tentar capturar o animal porque, pode ser perigoso”, afirma. Hirano também explica que o ideal, se possível, é isolar o ambiente. “Se for um cômodo da casa, feche as portas, as janelas e qualquer local que ela possa entrar.

A camuflagem é a especialidade desses répteis, capazes de detectar a presença de seres humanos e fugir muito antes de serem percebidos. As cobras têm uma "audição" acurada típica de um animal que vive com o corpo todo encostado no chão e pode ser facilmente pisoteado.

Existem mais de três mil espécies de cobras no planeta e elas são encontradas em todos os lugares, exceto na Antártida, Islândia, Irlanda, Groenlândia e Nova Zelândia.

Elas estão presentes em quase todos os ambientes do planeta. Algumas são arborícolas, ou seja, vivem em arbustos e árvores; outras são terrícolas, vivem sobre o solo. Existem também aquelas que passam a maior parte do tempo no subsolo, sendo chamadas fossoriais.

As cobras podem ser encontradas em quase todos os continentes da Terra, com exceção da Antártica e Irlanda. Elas podem sobreviver em quase todos os tipos de clima, desde florestas tropicais até desertos, prosperando em todo o mundo.

* Proteger os predadores naturais de serpentes como as emas, as seriemas, os gaviões, os gambás e cangambás, e manter animais domésticos como galinhas e gansos próximos às habitações que, em geral, afastam as serpentes.

Assim como o acúmulo de sujeira e bagunça, alguns arbustos e outras plantas são um esconderijo perfeito para cobras da região. Manter a grama sempre aparada é uma ótima maneira de evitar essas visitantes rastejantes e indesejadas. Um jardim cheio de moitas e de plantas densas também atrai serpentes.

A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.

Olhe em áreas frias, escuras, mas não coloque o seu braço nessas áreas, primeiro, acenda uma lanterna. Só porque você não consegue ver uma cobra em um primeiro momento, não significa que não há uma lá. Junto das pedras e sob rochas são bons lugares para procurar.

Taipan

Taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus)
Sua picada é letal em mais dos 80% dos casos não tratados, e pode matar um humano em menos de uma hora. É a cobra mais perigosa para a nossa espécie, e um dos animais mais perigosos do planeta. Mas pode respirar tranquilamente.