Onde as células epiteliais se apoiam?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

a) As células epiteliais apoiam-se na membrana basal.

O oxigênio e nutrientes chegam ao tecido epitelial por difusão do epitélio a partir do tecido conjuntivo; Essas células possuem formato variável e o núcleo acompanha o seu formato.

O tecido epitelial pode ser classificado em dois tipos principais: epitélio de revestimento e glandular. Essa divisão tem finalidade didática, já que nem sempre é possível distinguir de forma clara os dois tipos de epitélio. O epitélio de revestimento pode ser classificado segundo o número de células e as suas formas.

As células epiteliais são os blocos de construção do tecido epitelial. Como todas as outras células, elas estão cercadas por membranas celulares. As membranas celulares epiteliais possuem três regiões (domínios) diferentes em estrutura e função: apical, lateral e basal.

O tecido epitelial caracteriza-se por apresentar células unidas e com pouca matriz extracelular entre elas. Nesse tecido, são encontradas células responsáveis pelo revestimento de superfícies e pela secreção de substâncias.

Sobre a constituição do tecido epitelial é correto afirmar que: Possuem muita substância extracelular. As células se aderem fixamente umas nas outras por meio de junções intercelulares. Tecido epitelial está somente presente na parte externa do corpo.

Conclusão: Conclui-se então que o tecido epitelial de revestimento é de suma importância para o equilíbrio e a harmonia das funções do corpo humano, servindo como proteção e revestimento em vários sistemas, tais como o trato respiratório, digestório, geniturinário, entre outros.

Quando as células permanecem conectadas à superfície epitelial, um ducto é formado, e a secreção vai para a superfície através desse ducto. Essa glândula é dita exócrina.

Já nos tecidos epiteliais, essas junções frequentemente formam um cinto de adesão (ou zona de adesão) logo abaixo da face apical do epitélio, circundando cada célula da camada. O desmossomos são estruturalmente similares às junções aderentes, mas ligam os filamentos intermediários ao invés da actina.

O tecido epitelial tem sua origem dos três folhetos embrionários, derivados do processo gastrulação principalmente no ectoderma (pele e anexos) e no endoderma (glândula tireoide, paratireoide, córtex da adrenal e revestimento de alguns órgãos) e apenas uma pequena parte deriva do mesoderma (córtex da adrenal, parte dos ...

A epiderme é formada por tecido epitelial e, portanto, não apresenta vasos sanguíneos e nervos. É esse o motivo pelo qual, quando há um corte muito superficial, não observamos nenhum sangramento.

Os epitélios podem ser classificados quanto: forma das células e número de camadas.

  1. Forma das células: Epitélio pavimentoso, epitélio cúbico e epitélio colunar.
  2. Número de camadas: Epitélio simples, epitélio estratificado, epitélio pseudoestratificado e epitélio de transição.

O epitélio de revestimento é o responsável por revestir todo o nosso corpo (pele), inclusive nossos órgãos internos (órgãos do sistema digestivo, respiratório e urinário).

O tecido epitelial caracteriza-se pela pouca quantidade de material intercelular e por apresentar células extremamente unidas (justapostas). Esse tecido não apresenta vasos sanguíneos, sendo que sua nutrição e oxigenação, assim como a remoção de detritos, são feitas através de capilares do tecido conjuntivo adjacente.