Onde aprender Portugol?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

O Portugol Studio é uma excelente ferramenta para o aprendizado do portugol. Nesta aula aprenderemos a criar nosso primeiro código através do Portugol Studio. Além disso, veremos como executar esse código no console da IDE.

A primeira ação é pedir que o usuário digite os valores de “a”, “b” e “c”. Lido os valores, podemos agora verificar se é uma equação completa ou incompleta. Se “b” ou “c” for igual a zero, então temos uma equação incompleta. Se o valor do delta for negativo, então a equação não possui raízes reais.

Dito isto, vamos escrever nosso “Olá mundo” em Portugol, no VisuALG. Insira o código abaixo no editor de texto do VisuALG, em seguida pressione a tecla F9 do seu teclado. A tecla F9 inicia, ou continua, a execução automática do algoritmo. escreva ( "Olá mundo!" )

Pelas wiki de tags, parece que VisuAlg seria o interpretador e Portugol seria a linguagem propriamente dita.

Abaixo estão listados alguns passos importantes para a escrita de um algoritmo computacional:

  1. Preste atenção à ordem lógica da execução das tarefas;
  2. Lembre-se de que ele deve ter um início e fim;
  3. Ele deve ser completo;
  4. Deve ter um alto nível de detalhes;
  5. Cada tarefa é uma instrução, assim, defina-a bem.

É possível definir a leitura de várias variáveis desde que estas estejam separadas por virgulas (,). A leitura de uma variável deve ser precedida da sua declaração. Os valores introduzidos para cada variável devem ser compatíveis com o tipo definido na declaração da mesma.

A declaração de variaveis segue as seguintes regras: 1- O nome tem de começar por uma letra ou pelo carácter undescore (_) e não pode ser uma palavra reservada da linguagem. 2- O valor de inicialização tem de ser compativel com tipo de variável definido. 5- É possível omitir a palavra variavel.

variáveis | portugol

  • INTEIRO. O tipo inteiro compreende números sem casas decimais(“não quebrados”, ex: 1.01) positivos e negativos. ...
  • REAL. Compreende números com casas decimais(ex: 1.01).
  • CARACTERE. ...
  • LÓGICO.

Na linguagem Portugol, usamos as seguintes regras para criar um nome de variável: 1. Nomes de variáveis devem possuir como primeiro caractere uma letra ou o símbolo '_' (sublinhado). Os demais caracteres, se algum, devem ser letras, números ou sublinhado.

soma = soma+numero precisa estar dentro do bloco enquanto , desta forma sempre que o usuário digitar um número, este número será somado com o valor existente em soma .

As funções são sub-rotinas com funcionalidades específicas e, portanto, executam uma determinada tarefa dentro do programa. Uma das vantagens de sua criação e uso é a reutilização de parte do código, tornando menor e menos repetitivo o programa.

O comando escreva escreve no dispositivo de saída padrão (isto é, na área à direita da metade inferior da tela do VisuAlg) o conteúdo de cada uma das expressões que compõem <lista-de-expressões>.

Você precisa apenas chamar a função print() e escrever "Hello World!" entre parênteses: print("Hello World!") Você verá a mensagem abaixo após executar o programa: "Hello World!"

Hello World Em R

  1. cat() é uma função em R que é usada para imprimir informações na tela.
  2. Hello, World!” é o texto que desejamos imprimir na tela.
  3. O comando cat("Hello, World!") imprime a mensagem “Hello, World!” na tela.

== (igual a): Retorna verdadeiro caso o primeiro valor seja igual ao segundo. != (diferente de): Retorna verdadeiro caso o primeiro valor seja diferente do segundo.

pessoal do Portugal estude que supera né vamos dizer assim o. visual G é que o portugol. Studio além de vocês poderem utilizar ele de forma instalada né que no computador como é esse exemplo aqui né você pode utilizar o também de forma online então você pode vir aqui e abrir o seu navegador. digitar aqui portugol.

A linguagem que o VisuAlg interpreta é bem simples: é uma versão portuguesa dos 3 Page 4 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação PET Ciência da Computação pseudocódigos largamente utilizados nos livros de introdução à programação, conhecida como "Portugol".