Onde aplicamos a ética?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

“A ÉTICA SE MANIFESTA em nós de maneira imperativa, como exigência moral.” Esse imperativo origina-se de três fontes interli- gadas entre si: uma fonte interior ao indiví- duo, que se manifesta como um dever; ou- tra externa, constituída pela cultura, e que tem a ver com a regulação das regras coleti- vas; e, por fim, ...

A pessoa é considerada ética quando possui um modo de viver considerado socialmente bom. Para que tenhamos um convívio social harmonioso é imprescindível respeitarmos certas normas preestabelecidas pela sociedade na qual estamos inseridos. O comportamento ético é esperado tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

Sendo assim, podemos aprender com aqueles que buscaram ser éticos em vários momentos da humanidade e aplicar estes ensinamentos no presente. Isso é possível porque os problemas do dia-a-dia variam, mas o ser humano que está sujeito à eles segue sendo o mesmo nas diferentes épocas da história.

Logo, a função da Ética é investigar e explicar o comportamento das pessoas ao longo de sua existência, visando a fixação de comportamentos “básicos” para diminuir o nível de conflitos morais dentro dos diversos setores da sociedade.

Ser ético é agir e viver conforme as regras e normas determinadas em sociedade, é construída através do coletivo. Moral é seguir as regras e normas determinadas pela consciência individual de cada ser humano. Por tanto essa pode ter influência com a cultura do meio vivido ou da criação.

Não descartar lixo na rua. Ser honesto ao vender um produto ou serviço. Ajudar quem precisa. Não furar fila.

Atualmente a ética e a moral estão sendo relegadas por certas classes sociais e políticas, muitos valores estão sendo quebrados em prol do individualismo, ou seja, “cada um por si” e com isso ética e moral vêm perdendo o sentido.

Dessa forma, ser ético no ambiente de trabalho significa tomar atitudes que não infrinjam as regras e padrões adotados pelas empresas. É proceder conforme as normas, valores e missão do negócio, sem prejudicar o próximo, seja ele um colega de trabalho ou um cliente.

A ética prática é a discussão filosoficamente informada das opções práticas que têm relevância para outros.

ações e comportamentos que prezam pelo bem-estar em sociedade; respeito aos outros; respeito a regras, leis e normas sociais.

a ética funciona basicamente como uma racionalização da moral. Ou seja, ela é uma reflexão sobre as ações humanas. As noções de certo ou errado e justo e injusto se dão a partir dos nossos valores éticos. Ao contrário da moral, a ética é um conceito de caráter universal e que se fundamenta por princípios teóricos.

Ser cidadão ético é uma referência de dignidade, princípios e valores que se aprende na família, pois ser ético com o próximo, a natureza, animais e instituições é um dever de todo ser humano. Ser ético nada mais é do que agir de forma honesta, proceder bem, sem prejudicar os outros.