Onde aplica injeção em aves?

Perguntado por: nguterres . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Administrar por via intramuscular, preferencialmente no músculo do peito. Aplicar a injeção em um ângulo de 90º na porção superior de um dos lados do músculo peitoral usando agulhas hipodérmicas de calibre adequado para a idade da ave.

Prefira que seja no músculo da coxa ou da tábua do pescoço. Inclusive, esse último é o local onde mais se aplica vacinas em gado. A aplicação intramuscular não pode ser mais que 5 ml de substância. Quando for acima de 5 ml, é importante que seja dividida em duas aplicações.

O tecido subcutâneo, ou hipoderme, é a camada mais interna da pele, que é constituído principalmente de tecido adiposo, podendo ser dotado por inúmeros capilares sanguíneos.

Os locais de administração utilizados são deltóide, vasto lateral da coxa, dorso glúteo ou músculo grande glúteo. É importante aplicar a injeção em local distante dos grandes nervos e dos vasos sanguíneos.

Quando o pássaro estiver impossibilitado de beber água, a administração é feita diretamente no bico. Aves menores: 2 a 3 gotas, no bico, a cada 12 horas; Aves maiores: 3 a 5 gotas, no bico, a cada 12 horas.

A aplicação da vacina viva contra a Doença de Newcastle – NEW-VACIN pode ser feita por INSTILAÇÃO nasal ou ocular, com o auxílio de um conta gotas ou por via ORAL, na água de bebida. Pela via nasal / ocular, para qualquer idade, instilar uma gota (0,03 mL) numa narina ou no olho.

A aplicação da Vacina Bouba das Aves Forte pode ser feita das seguintes maneiras: Punção na asa: Após a reconstituição da vacina com o diluente, mergulhar o aplicador no frasco e perfurar a "membrana da asa" pela parte de baixo, evitando as penas, vasos sangüíneos, nervos e ossos. Repetir o procedimento para cada ave.

O local para a imunização será o Centro de Vacinação Covid-19 da Praça Nove de Julho, que estará aberto das 8h às 13h.

São eles: intradérmica, subcutânea, intramuscular e endovenosa (exclusiva para aplicação de alguns soros). Intradérmica: a vacina é aplicada na camada superficial da pele (derme). Esta via proporciona uma lenta absorção das vacinas e pode ter o volume máximo administrado de 0,5 mL.

Principais vacinações: Os pintinhos são vacinados no primeiro dia de vida contra as doenças de Marek, Bouba-Aviária (amostra suave) e Gumboro, após deixarem o incubatório. New Castle Vacinar as aves com 10 dias de idade e aos 40 e 90 dias de idade. As aves adultas poedeiras deverão ser revacinadas a cada 120 dias.

A injeção subcutânea é aplicada no tecido adiposo, logo abaixo da derme. Ela é utilizada para a administração de medicamentos e vacinas que não causam irritação nos tecidos do corpo e precisam de uma absorção lenta e gradual.

Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo)

Ao fazer uma injeção (seja ela intramuscular ou subcutânea), a agulha atravessa tecidos vascularizados, ou seja, que contém vasos sanguíneos. Então a agulha gera lesão, rompimento dos vasos. Isso leva ao extravasamento de sangue. Pode-se dizer que sempre haverá algum sangramento.

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

Numa injeção, a prática de aspirar (puxar o êmbolo antes de injetar o medicamento) é indicada para confirmar se o bisel (ponta da agulha) não se encontra dentro de um vaso que irriga o tecido alvo desta injeção.