Onde apertar para aliviar cólica?

Perguntado por: oporto . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

A massagem deve ser feita em toda a barriga, com as duas mãos e em movimentos circulares suaves no sentido horário, começando na parte inferior da barriga do lado direito, indo até a parte inferior do lado esquerdo.

A ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler indica atividades físicas leves como caminhada, alongamento e ioga, bolsa de água quente no local dolorido e um banho relaxante como possíveis formas de amenizar as cólicas. Outras opções são os contraceptivos e a gravidez, mas apenas em determinados casos.

Entre eles, está a digitopressão ou pressão com os dedos, um tipo de automassagem feito em pontos específicos do corpo que, inclusive, pode ser seu aliado para aliviar o estresse, entre outros incômodos e problemas de saúde.

O tipo mais comum de dor menstrual é a dismenorreia primária, outro nome para cólica menstrual. Sua causa principal é o excesso de prostaglandinas no útero, substâncias químicas que fazem os músculos uterinos se contraírem e relaxarem, provocando cólica, para expulsar o endométrio durante a menstruação.

Caso esteja tendo cólica, dor de cabeça ou cansaço, por exemplo, pode ser que ela só precise de alguém que a entenda. Mostre compaixão e, assim, ela vai sentir todo o seu apoio. Você também pode mandar "Deve ser muito difícil passar por isso." ou "Conta comigo pro que der e vier. Pode me pedir qualquer coisa".

As cólicas intensas tendem a ser mais longas do que as cólicas típicas. Por isso, é necessário investigar se há causas de doenças ginecológicas envolvidas, como endometriose, miomas, tumores pélvicos, síndrome dos ovários policísticos, entre outras doenças.

Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

Fica mais dilatado durante a menstruação
Além de ficar mais aberto, na fase fértil, ele fica mais profundo e mole. Já durante a menstruação, ele fica mais firme, igual a ponta do nariz, e baixo para permitir que o sangue flua.

As cólicas geralmente duram cerca de 1 a 3 dias e podem começar a partir de uma dor forte e que melhora com o passar das horas, ou vai e volta aleatoriamente. As cólicas podem ser quase imperceptíveis, bastante dolorosas ou severas (2).

Porém, cólicas durante o período menstrual não são uma regra. Muitas garotas não apresentam este desconforto durante a menstruação, e está tudo bem! Não é um sinal de que há algo de errado com seu ciclo menstrual ou organismo, viu? “A dor é algo muito subjetivo e o limiar de dor varia entre os indivíduos, inclusive.

Existem mulheres que não têm nenhuma cólica e, mesmo assim, tem endometriose. Outro fato é que os sintomas de dor podem não ter correlação com a extinção e a severidade da doença. Mulheres sem nenhuma dor podem ter uma doença mais severa e mulheres com muita dor podem ter um acometimento mínimo.

É comum que a cólica se manifeste próximo do período menstrual. Algumas mulheres apresentam cólicas no período da ovulação. E outras, apresentam sintomas no decorrer do ciclo, o que é mais raro.

Sim, pode ficar tranquila, é normal sair pequenos coágulos na menstruação e até em uma coloração mais escura. Especialmente nos dias de fluxo intenso, porque, como deu para notar nas explicações acima, coágulos são uma forma de o corpo reagir ao sangramento intenso.

Cerca de 1 em 10 mulheres acabam sofrendo o que é conhecido pelos ginecologistas como dismenorreia, ou dor menstrual severa, necessitando a utilização de medicação. Essa dor intensa pode causar enjôo, vômitos e até mesmo desmaio.