Onde aparece mais tubarao no brasil?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Por que acontecem tantos ataques? De acordo com a pesquisadora, a topografia do litoral pernambucano, especialmente no trecho entre a Praia do Pina, na Zona Sul do Recife, e a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, favorece a presença dos tubarões na costa, perto da faixa de areia.

Apesar disso, o Brasil possui a maior taxa de letalidade nos ataques, de 30% (3 em 10) dos acidentes em 2021 –contra 1% e 14% nos dois locais com o maior número de registros de ataques de tubarão, a Flórida e a Austrália.

Com aproximadamente oito quilômetros (8 km) de extensão, está situada no bairro homônimo, Zona Sul da capital pernambucana, delimitada pela Praia do Pina ao norte e pela Praia de Piedade ao sul.
...
Praia de Boa Viagem.

Tipo de praiapraia
Banhada porOceano Atlântico

New Smyrna Beach

New Smyrna Beach, Florida
Essa aqui é conhecida como a capital mundial dos ataques de tubarões. (Coitada!) Já foram registradas mais de 80 desde 2009.

Tubarão Branco
“Dos tubarões Brancos descobertos no Brasil a sua maioria foram descobertos no Sul, justamente em Santa Catarina, que é onde se tem os únicos materiais, que são as arcadas, conservados de todo o Brasil e foram capturados em Santa Catarina”, destacou.

A aproximação dos tubarões da região costeira acontece principalmente em fêmeas que buscam um lugar seguro para dar à luz. Por esse motivo, elas evitam praias com grandes aglomerações de banhistas.

Aquário do Pantanal tem parente de tubarão com a pior ferroada do mundo. Quem vê cara não vê coração? Entre as mais de 220 espécies no maior tanque de água doce da América Latina, há um parente de tubarão simpático, que pode enganar pelo "sorriso", mas tem a pior ferroada do mundo.

As três espécies principais, em termos de ataques contra humanos, são os grandes tubarões-brancos, o tubarão-tigre e o tubarão-touro. Mas, apesar de sua presença comum em águas costeiras, o tubarão-martelo muito, muito raramente ataca humanos.

O litoral do Recife é o ponto que mais sofre de ataques de tubarão em toda a América do Sul. Uma das praias mais perigosas é também uma das mais frequentadas: trata-se da praia de Boa Viagem, onde diversos cartazes indicam aos turistas a presença destes animais.

Para evitar ataque de tubarão

  1. Verifique a sinalização de alertas.
  2. Nadar sozinho.
  3. Maré alta.
  4. Águas turvas e desembocaduras de rios.
  5. Nadar ao amanhecer ou entardecer.
  6. Entrar na água com algum ferimento.
  7. Usar objetos brilhantes na água.

Ainda segundo a especialista, a frequência de ataques de tubarão também tem relação com a construção de empreendimentos de grande porte na região costeira de Pernambuco e com a degradação ambiental local, principalmente aterro de áreas de mangue e poluição.

De acordo com a pesquisadora, a topografia do litoral pernambucano, especialmente no trecho entre a Praia do Pina, na Zona Sul do Recife, e a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, favorece a presença dos tubarões na costa, perto da faixa de areia.

De acordo com registros da Marinha dos Estados Unidos, datados da década de 1970, testes com coletes salva-vidas de três cores apontaram preferência dos tubarões pela cor amarela.

Se você se encontrar um tubarão que te ataque, não se importe: soque, chute e cutuque em pontos sensíveis — mas tenha cuidado para onde mirar. “Há toda essa conversa sobre dar um soco no nariz de um tubarão. Tudo bem, mas lembre-se de que logo abaixo do nariz há uma boca”, disse Peirce.

O litoral de Maceió tem formações recifais que são obstáculos naturais, além disso os recifes de coral são áreas com presença de cardumes de peixes e outros animais que são o alimento natural dos tubarões, o que pode manter os tubarões mais afastados nas águas rasas.

A Riviera de São Lourenço é uma praia do litoral norte de São Paulo, situada na cidade de Bertioga, na Região Metropolitana da Baixada Santista. Esta é a praia mais segura do Brasil, não tem favelas nem comunidade de baixa renda por perto, que é uma vantagem na segurança e limpeza do local.

Três incidentes com tubarões foram registrados nas praias de Pernambuco nos últimos 20 dias. Pesquisadoras elencam principais motivos. A Grande Recife registrou três casos de ataques de tubarões nos últimos 20 dias. Os incidentes aconteceram nas praias de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, e Milagres, em Olinda.

Todos os ataques ocorreram em Pernambuco, na Grande Recife, e apenas uma das vítimas não teve membro amputado.

"Os tubarões existem no ambiente marinho. O litoral de São Paulo tem tubarões, isso é um risco muito baixo. Os casos que tivemos coincidem com uma época que o turismo aumenta muito.

Tubarão-branco
De acordo com o Arquivo Internacional de Ataque de Tubarões, do Museu de História Natural da Flórida (EUA), o grande tubarão-branco (Carcharodon carcharias) aparece como o principal causador de ataques letais contra os seres humanos.