Onde aparece a primeira ferida da sífilis?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio.

Sífilis primária: ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (vulva, vagina, pênis, colo uterino, ânus, boca ou outro local da pele), que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio.

As lesões causadas por sífilis benigna tardia podem ser facilmente confundidas com outros processos granulomatosos como tuberculose, sarcoide, infecção fúngica e, ocasionalmente, com doença neoplásica. A penicilina ainda é o agente antimicrobiano de escolha em todos os estágios de sífilis.

Lesões duras, mas nem sempre doloridas, nos órgãos genitais são os primeiros sintomas da sífilis.

Podem ser esbranquiçados, esverdeados ou amarelados, dependendo da IST. Podem ter cheiro forte e/ou causar coceira. Provocam dor ao urinar ou durante a relação sexual. Nas mulheres, quando é pouco, o corrimento só é visto em exames ginecológicos.

“As lesões desse estágio são parecidas com uma reação alérgica, porém é como se fosse uma 'alergia' que não dói e não coça. Nós temos 'olhos treinados' para reconhecer a doença, além analisar clinicamente ainda dispormos de exames como: VDRL, FTA-abs e exame de campo escuro microscopia, para confirmar o diagnóstico”.

Após contato inicial com a bactéria, esta pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente. A sífilis adquirida até dois anos é considerada recente.

A penicilina é o tratamento de primeira escolha para a sífilis; entretando, alguns indivíduos apresentam reações alérgicas à penicilina e não podem utilizá-la. A doxiciclina, na forma farmacêutica comprimido e na concentração de 100mg, já é disponibilizada pelo SUS, para outra indicação terapêutica.

Sífilis secundária: após o período de inatividade, seis a oito semanas, a doença volta a se manifestar na pele e nos órgãos internos com a bactéria espalhada pelo corpo. As novas lesões são caracterizadas como manchas rosadas ou pequenos caroços na pele, na boca, no nariz, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

Tratamento da sífilis com penicilina
Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em dose única por via intramuscular.

A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.

Procure agendar uma consulta. É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) ou Doença Sexualmente Transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

A sífilis é uma infecção de caráter sistêmico, curável e exclusiva do ser humano, causada por uma bactéria denominada Treponema pallidum. O diagnóstico da sífilis é habitualmente feito através de dois exames sorológicos: VDRL (ou RPR) e FTA-ABS (ou TPHA).

Sífilis latente – fase assintomática
Não aparecem sinais ou sintomas.

Para detectar a sífilis, basta realizar um exame de sangue. O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece um teste rápido, para o qual não é preciso de pedido médico e que é feito com uma quantidade bem menor de sangue – basta um simples furo no dedo. “O resultado sai em apenas 30 minutos.

Não é possível determinar com certeza quem foi o primeiro a contrair sífilis, uma doença sexualmente transmissível. A doença foi descrita pela primeira vez no século XV, mas a sua existência provavelmente data de muito antes disso.

Teste de Sífilis - R$79,00 - Labi Exames.

Este tipo de complicação geralmente se manifesta por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Dentre as mais conhecidas estão: gonorreia e sífilis. Algumas DSTS podem não apresentar sintomas, tanto em homens quanto em mulheres.