Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?

Perguntado por: sfrutuoso . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

A bexiga é um órgão flexível, de paredes musculares, localizado na pelve. A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres. Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra.

A urina deixa os néfrons através dos dutos coletores e chega ao ureter. O ureter leva a urina até a bexiga urinária. A bexiga é um órgão elástico que armazena a urina até ela ser eliminada.

A função da uretra é levar a urina para o exterior do organismo. Ela possui um esfíncter que por meio da contração ou relaxamento permite o controle da saída de urina.

Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.

É uma espécie de bolsa em forma de funil localizada na entrada do rim e que fica em contato com os vasos do órgão. A pélvis renal coleta a urina que vai ser drenada na bexiga pelo ureter.

Ureteres. O ureter é um tubo que liga o rim à bexiga, ou seja, ele transporta a urina dos rins para a bexiga, sendo um ureter para cada rim. Ele é um dos elementos do sistema urinário e que auxiliam na excreção das substâncias indesejadas.

A excreção tem por principal função eliminar substâncias nitrogenadas e regular a quantidade de água nos indivíduos. Os excretas nitrogenados podem ser eliminados sob diferentes formas, dependendo do animal: aminoácidos, ureia e ácido úrico.

Os órgãos urinários compreendem os rins (2), que produzem a urina, os ureteres (2), que transportam a urina para a bexiga (1), onde fica retida por algum tempo, e a uretra (1), através da qual é expelida do corpo.

Para as mulheres, o correto é não passar de 3 a 4 horas, para os homens, de 4 a 5 horas. Para elas, segurar mais do que o tempo indicado aumenta o risco de infecção urinária.

Às vezes, quando uma criança tem RVU, a urina pode fluir de volta para o rim e o sistema valvular não funciona. Esta urina que retorna pode carregar bactérias que podem causar infecções do trato urinário (ITUs), infecções renais (pielonefrite) e, potencialmente, danos aos rins a longo prazo.

No organismo, um copo de 200 ml de água demora de 1,5 a 2 horas para se transformar em urina.

A bexiga é um órgão flexível, de paredes musculares, localizado na pelve. A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres. Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra.

Os canais deferentes são dois tubos, do tamanho de um fio de espaguete aproximadamente, que ligam os epidídimos às vesículas seminais. Também chamados de ductos deferentes, a sua função é transportar os espermatozoides depois de seu amadurecimento para que eles se juntem aos líquidos seminais formando o sêmen.

O aparelho urinário é constituído de dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. O rim é o responsável pela homeostase (equilíbrio do meio interno), filtrando o plasma e removendo as substâncias indesejáveis ingeridas pela pessoa ou produzidas pelo metabolismo corporal.

Quando bebemos água, o líquido passa pelo esôfago (canal que leva o alimento ao estômago), segue para o intestino e cai na corrente sanguínea até chegar aos rins (temos dois com formato semelhante ao grão de feijão, mas bem maiores).

Os rins são o local exclusivo para a produção de vitamina D ativa (calcitriol), que atua no intestino para aumentar a absorção de cálcio e nos ossos para manter a mineralização normal. Além disso, os rins produzem eritropoietina e renina.

O rim saudável é capaz de filtrar entre 800 ml e um litro de água em uma hora. Quantidades superiores a três ou quatro litros por hora podem aumentar o risco de hiponatremia.

ureteres

Os ureteres são dois tubos que ligam os rins à bexiga. Fazem parte do aparelho urinário, juntamente com os rins, a bexiga urinária e a uretra. Têm entre 25 a 30 cm de comprimento e cerca de 6 mm de diâmetro.