Onde a sardinha mora?

Perguntado por: lmendes6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Pertencentes a família Clupeidae, as sardinhas são peixes pequenos – medem até 25 cm de comprimento – de coloração prateada, escamosos e pelágicos, ou seja, vivem no mar, em águas rasas, em grandes cardumes.

Vive na água do mar e em condições salobras em profundidades entre 10-100 m. Pode chegar até um comprimento máximo de 27,5 cm. As Sardinhas formam grandes cardumes em profundidade que movimentam-se entre os 100m durante o dia mas que vêem à superfície de noite para se alimentarem de pequenos crustáceos.

A sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) é a espécie componente mais importante da captura de peixes marinhos na costa sudeste-sul do Brasil, entretanto, nos últimos anos, a disponibilidade deste recurso pesqueiro tem mostrado uma clara redução.

Taguara, arauiri ou sardinha-de-água-doce (Triportheus spp.) é um peixe que habita praticamente todas as bacias hidrográficas brasileiras. Têm hábitos onívoros e vivem em cardumes.

As estações quentes são a melhor época para a pesca da sardinha, particularmente de Maio a Outubro. Durante estes meses, as águas superficiais são mais quentes, o plâncton é mais abundante e a sardinha alimenta-se em excesso.

Exemplar foi pescado no Rio Pó, na província italiana de Mântua. IGFA ainda irá formalizar o recorde, testemunhado por outras dez pessoas. Pescador britânico ficou surpreso com a coloração e com o peso do exemplar, de cerca de 30kg.

1 Sardinha costeira ( Sardinella brasiliensis ), da família dos clupeídeos, encontrada no Atlântico tropical, em grandes cardumes, muito comum no Sul do Brasil, com cerca de 25 cm de comprimento, de corpo alongado, roliço, coloração prateada, com a cabeça e o dorso azuis, uma mancha escura na área do opérculo e ...

E a tradição se mantém: a cada ano, artistas do mundo todo assinam suas versões do peixe para a cerâmica Vista Alegre. E a paixão portuguesa atravessou o Atlântico junto com os portugueses que colonizaram botequins cariocas, virando uma tradição por aqui também.

Os humanos como nós respiram através dos pulmões. Mas isso não acontece com os peixes: estes respiram por aquilo a que se chama brânquias ou guelras. As brânquias ou guelras facilitam aquilo a que se chama respiração aquática. A água entra pela boca do peixe e vai até às guelras.

cavala

Peixes como a cavala e as pescadas, carnívoros, se alimentam de sardinha.

longiceps. Mas, saiba que esta espécie tem cerca de 40 cm de comprimento total e ocorre na costa oeste da África, no Mar Mediterrâneo. Também pode estar presente na Venezuela ou no Brasil. Por fim, temos a Sardinha brasileira que tem por nome científico Sardinella brasiliensis.

A rainha de todos os peixes e o prodígio do oceano Atlântico – a sardinha Portuguesa – um peixe simultaneamente nobre e popular, sobe ao trono, desde há muitos anos no mês de junho, ostentando a sua coroa por todo o país. Mas nas lojas d'O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, a soberana reina todo o ano.

As sardinhas representam mais de 70% do faturamento anual da marca, que possui duas fábricas, localizadas em São Gonçalo (RJ) e Itajaí (SC).

Estudos apontam que, em 60 gramas da mistura de sardinha e do óleo em conserva, a concentração do cálcio pode variar entre 100mg e 200mg, valores similares encontrados em um copo de leite. A sardinha também é rica em proteína e vitaminas, entre as quais, destaca-se a B12, que auxilia no funcionamento do cérebro.

A sardinha enlatada, especialmente aquela conservada em óleo, pode ser uma opção saudável e nutritiva quando incluída numa dieta equilibrada.

Porém, você também pode aproveitar a sardinha em lata completamente sozinha. Comer direto da lata, inclusive, só abri e saborear, talvez acompanhada de um pouco de limão. Ela é uma ótima opção de lanche saudável e cheia de proteína.

R$7,90 o kilo , venham e aproveitem , qualidade, variedade e preço baixo , todos merecem o melhor!

Como as sardinhas devem ser assadas inteiras, é suposto que ainda tenham as escamas. E, se estiverem bem frescas, as escamas estarão bem fixas. Se, ao passar os dedos, vir que as escamas se soltam facilmente, é mau sinal. Repare também na cor da pele: a cor azulada brilhante é a melhor; cinzentos baços são maus.

28 de fevereiro de 2023

Começou neste mês o período de defeso da sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) no território da costa brasileira correspondido entre o estado do Rio de Janeiro e o de Santa Catarina. A medida irá até 28 de fevereiro de 2023, quando a espécie já terá passado de seu período de reprodução e crescimento pleno.

Os predadores mais importantes são cavalinha, Scomber japonicus (Houttuyn), xerelete, Carangoides crysos (Mitchill) e bonito-pintado, Euthynnus alletteratus (Rafinesque). O bonito-barriga-listrada, Katsuwonus pelamis (Linnaeus), é um importante predador da sardinha-verdadeira, mas escapa dos cercos das traineiras.