Onde a pecuária teve um papel decisivo?

Perguntado por: agomes6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

(UEL-PR) No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na: ocupação das áreas litorâneas. expulsão dos assalariados do campo. formação e exploração dos minifúndios.

A pecuária tem um papel relevante para a nossa economia, geração de empregos e protagonismos em alimentar a população crescente e cada vez mais exigente em qualidade e segurança alimentar. Um dos dados que comprovam essa realidade é o fato de já termos mais bovinos do que pessoas no Brasil.

Nos pampas, foi encontrado ambiente propício à criação de gado. Esse foi o local em que a pecuária mais se desenvolveu.

A pecuária brasileira se iniciou nos estados do Nordeste durante o século XVI, mais precisamente, na capitania de São Vicente para onde foram trazidas cabeças de gado vindas de Cabo Verde.

A partir da chegada dos portugueses ao território brasileiro, foram instituídas diversas práticas agropecuárias, com destaque para a criação de animais para usos variados. A pecuária, inclusive, foi um motor para a ocupação de regiões, como o interior nordestino e o extremo sul brasileiro.

A princípio o curral e o engenho formavam uma só unidade. O gado, criado no próprio engenho, fornecia alimento, era usado no transporte e como força de tração para a moagem da cana. O crescimento dos rebanhos, porém, era incompatível com a expansão dos canaviais. Os animais devoravam as mudas e a própria cana.

O desenvolvimento da pecuária no período colonial aconteceu com o próprio processo de colonização, quando os portugueses trouxeram as primeiras reses para a realização da tração animal, o consumo local e o transporte de cargas e pessoas.

A pecuária ocorre, geralmente, na zona rural e é destinada a produção de alimentos, tais como, carne, leite, couro, lã, etc. Existem dois tipos de pecuária: 1 - Pecuária de corte: destinada à criação de rebanhos com objetivo de produção de carne para o consumo humano.

A pecuária possui grande importância na economia brasileira e começou a ser desenvolvida no século XVI, na terceira década após o início do processo de colonização.

Essa importante atividade econômica, responsável não só pelo povoamento, mas, também, pela manutenção da economia local, constituiu-se como um dos principais pilares econômicos de muitas regiões do estado, que tem na pecuária sua principal fonte de renda.

A categoria de pecuária existe desde a época do período Neolítico (Idade da Pedra Polida), naquela fase onde os homens realizavam a atividade de criação e domesticação do gado com interesse apenas de extrair alimento, o homem precisou domesticar o gado para extrair carne e leite.

A pecuária exigia muito espaço para a pastagem dos animais houve a necessidade da expansão para o interior. Foi aí que a atividade pecuária se tornou um fator importantíssimo da colonização da região centro-oeste e interior do nordeste brasileiro.

A história da pecuária no Brasil tem início no século XVI, quando as primeiras cabeças de gado chegaram no Nordeste, mais precisamente na capitania de São Vicente. Naquela época era pouco provável de se acreditar que a pecuária se tornaria uma atividade essencial para a economia brasileira atual.

No início da história do Brasil, a pecuária começou no Nordeste, mas a seca acabou migrando a atividade para o centro sul e para o oeste do País.

Entre os estados, Mato Grosso segue líder na criação de gado com 32,4 milhões de cabeças, o que equivale a 14,4% do rebanho nacional. Em seguida vem Goiás (10,8%). Já entre os municípios, a liderança segue com São Félix do Xingu, no Pará, com 2,5 milhões de cabeças.

As atividades deste setor possuem forte representatividade na geração de divisas para o país e impactam diretamente no saldo da balança comercial. Ao longo deste artigo falaremos especialmente sobre a pecuária de corte em função do tamanho do rebanho bovino brasileiro e do volume de carne exportada.

A pecuária fez com que a colonização se "interiorizasse", ou seja, se expandisse para as regiões do interior, mais afastadas do litoral, no Brasil, além de permitir o aumento populacional, o aumento da produtividade (já que os animais poderiam ser usados para transportar cargas e para fazer os engenhos funcionarem) e ...

Interiorização do Brasil foi o processo de ocupação do sertão do Nordeste e da região Norte por meio da expansão pecuária e extração de drogas do sertão.

A expansão da pecuária contribuiu para o conhecimento do interior para a expansão das fronteiras da América portuguesa. Os grupos que ocuparam o interior, eram quase sempre de vaqueiros e criadores em busca de pastagem para o gado, expulsos do litoral pelo avanço da cana.