Onde a pancada na cabeça e perigosa?

Perguntado por: dfreitas3 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Um golpe na cabeça pode causar ruptura dos vasos sanguíneos que se encontram entre o crânio e o cérebro. O sangue pode recolher um hematoma, que pode mover e irreversivelmente danificar o cérebro. Se o hematoma não é drenado no tempo, podem colocar em risco a vida do paciente.

Conforme os especialistas, quando há um trauma leve na cabeça, células cerebrais são danificadas, provocando um desequilíbrio químico no cérebro e, em geral, um desmaio. Além disso, os pacientes podem desenvolver confusão, insônia, tontura, sonolência, problemas de memória e forte dor de cabeça.

nuca

A nuca é uma região de confluência de terminações nervosas, tornando, desta forma, a área mais sensível. Além disso, a nuca fica em um lugar escondido. Seja pelos cabelos, seja por roupas, ela não recebe estímulos e nem está exposto a muitas fricções.

Não durma após bater a cabeça
Nesses casos, é recomendado procurar atendimento médico para avaliação. Mesmo se a pancada não tiver sido intensa, continue observando o surgimento de outros sintomas preocupantes. Se não houver outros sintomas e o sono chegar com naturalidade algumas horas depois, a pessoa pode dormir.

Para confirmar uma fratura do crânio, os médicos recorrem a tomografia computadorizada (TC). A TC é mais eficaz do que a imagem por ressonância magnética (RM) para diagnosticar fraturas do crânio. No entanto, a TC ou a RM são geralmente feitas para avaliar se há danos cerebrais.

Definição. O trauma cranioencefálico leve (TCEL) é caracterizado por apresentar um indivíduo desorientado, podendo ter amnésia ou perda transitória da consciência, porém consciente e verbalizando. Essa lesão se enquadra em um escore de 13 a 15 na escala de coma de Glasgow (GCS).

Mito! Não existe nenhuma comprovação científica de que dormir depois de uma pancada na cabeça possa piorar o quadro ou agravar a situação.

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.

Segundo o estudo, em 14 dias, 50% das pessoas se recuperam. Mas em 28 dias, 85% das pessoas conseguem se recuperar do trauma.

A cefaleia de tensão ou cefaleia tensional provoca dores de cabeça do tipo pressão, aperto ou peso, podendo causar um leve mal-estar. Fazer o tratamento adequado é imprescindível para controlar os sintomas da cefaleia tensional e dos distúrbios relacionados.

É provável que a pessoa tenha sofrido um traumatismo craniano, um aneurisma ou talvez a pressão intracraniana tenha aumentado. A pupila dilatada também pode indicar um tumor cerebral. O uso de drogas causa alterações no cérebro, uma das reações mais evidentes é a alteração das pupilas.

Uma compressa fria na área (como um pacote de gelo) e alívio da dor com medicações analgésicas (paracetamol ou ibuprofeno) podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço. Se os sintomas piorarem, é importante procurar avaliação médica imediatamente.

cérebro

A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

Estruturas subjacentes:

  • Região frontal.
  • Região parietal.
  • Região occipital.
  • Região temporal.
  • Região auricular.
  • Região mastóidea.
  • Região facial.

O osso frontal está envolvido nas três regiões da cabeça, como a testa, a órbita e o nariz. Como o osso frontal é o osso mais anterior do neurocrânio, faz fronteira com os ossos neurocranianos circundantes e com os ossos viscerocrânios mais superiores.

Identificando a gravidade
Porém, se um “galo” se formar, por mais dolorido que ele seja, a indicação é que a pancada não foi tão violenta. Isso acontece porque o inchaço na cabeça é um indicador de que nenhum vaso ou artéria foi rompida, o que significa dizer que o sangue não vazou para dentro do cérebro.

Segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo, você pode deixar a criança relaxar e tirar um cochilo, mas, se for difícil acordá-la, é hora de procurar um médico. Alguns pediatras recomendam evitar deixá-la dormir direto por muitas horas depois da queda: em até trinta minutos de soneca, cheque se o seu filho está bem.

Se a criança cai, começa a chorar, é um bom sinal. Agora, se a reação é diferente, então os pais devem procurar um especialista”, afirma o especialista. Vômitos, convulsão, desmaio, sonolência fora do habitual após a criança bater a cabeça requerem avaliação de equipe médica.

As fraturas geram sinais e sintomas muito característicos, entre eles:

  1. dor intensa e inchaço no local fraturado;
  2. incapacidade parcial ou total de mexer o membro fraturado;
  3. deformidade, hematomas e ferimentos no local;
  4. dormência, formigamento e estalos na área da fratura.