Onde a mamangava faz ninho?

Perguntado por: lbelchior . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Distribuídas por todo o país, são capazes de voar por longas distâncias. Nesses locais, se abrigam em madeiras, onde cavam galerias em galhos e troncos mortos e madeiras secas para fazer seus ninhos. Cada espaço do abrigo é construído e cuidado com uma finalidade.

Borrife água com detergente no ninho.
Você pode usar detergente de roupa ou louça. Seja como for, misture-o com a água até formar bolhas e transfira a um borrifador. Aplique a solução no ninho das mamangavas durante a noite, quando elas estiverem descansando.

Como são abelhas distribuídas por toda a América do Sul, a mamangava é dividida em seis espécies apenas no território brasileiro. De acordo com especialistas, ela chega a ocorrer em cerca de doze estados, com distribuição uniforme. Como singularidade dessas espécies, elas costumam ser bem agressiva.

A MAMANGAVA, uma das polinizadoras mais importantes, está em risco. Com seus pelos e zumbidos, as mamangavas se sobressaem ao espalhar pólen e fertilizar diversos tipos de flores silvestres, além de culturas agrícolas cruciais como o tomate, o mirtilo e a abóbora. Mas sua população está em declínio.

As mamangabas injetam veneno através do ferrão.
Nas pessoas, a reação mais frequente é a dor de curta duração. No entanto, as consequências também podem incluir uma reação alérgica ao veneno injetado. Em geral, a reação depende do número de vezes que alguém é picado e da sensibilidade alérgica da vítima ao veneno.

Também chamada de Broca-da-Haste, essa praga provoca prejuízos no pomar, quando está na fase larval, pois ela se desenvolve no interior do ramo do maracujazeiro.

As mamangavas são grandes, resistentes e barulhentas. insetos difíceis de serem predados e, com esses atributos, capazes de se defenderem de inúmeros predadores. Apesar de serem muito temidas com relação ao potencial da ferroada, elas, na verdade, são abelhas solitárias e, de uma forma geral, não são agressivas.

Muitas plantas que são usadas como temperos dão flores atraentes para os insetos polinizadores, entre eles o manjericão, coentro e tomilho. Pequenas espécies floridas, como a cosmos, a flor-do-guarujá e a lantana, também costumam atrair abelhas, borboletas, joaninhas etc.

A característica peculiar da flor torna a mamangava uma das poucas espécies capazes de cumprir a função como polinizadora e uma das raras visitantes compatíveis com o tamanho de certas espécies de flores.

No final do verão, o ninho já tem centenas de mamangavas.

Existe uma relação interessante entre o maracujazeiro e a abelha mamangava. A planta oferece néctar e pólen às mamangavas, e estas ao ir busca-los acabam realizando a polinização da planta.

Uma mesma mamangava pode ferroar várias vezes
Mas o fato mais curioso dessa abelha é que uma única consegue ferroar várias vezes, diferente de outras do gênero, que possuem apenas um ferrão.

A polinização natural do maracujazeiro é realizada exclusivamente pelas mamangavas, mas poderá ser manual caso haja poucos desses insetos no ambiente ou tenha muitas abelhas irapuãs, que roubam o pólen da árvore frutífera.

Mesmo que você não consiga remover o ferrão imediatamente, a tempo de impedir a entrada de todo o veneno, o mesmo deve ser retirado assim que possível, pois a sua simples presença pode causar reação inflamatória da pele.

Aumente a presença do inseto em pomares de maracujá com toras de madeira velha ou apodrecida. Como faço para atrair mamangavas para polinizar a flor do maracujazeiro? A polinização natural é mais eficiente em pomares de maracujá cultivados próximos a matas nativas, locais onde as mamangavas são encontradas.

O inseto que possui a picada considerada mais dolorosa do mundo é o marimbondo-cavalo, que atinge o grau 4 na escala Schmidt.

se forem picadas, podem morrer”, informa. Para o ambientalista e diretor do Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental, Petrus Lopes, para vítima da picada morrer, é necessário ser alvo de um enxame de marimbondos. “Esse evento gera choque anafilático e provoca parada cardíaca, mas depende da pessoa e da sua saúde.