Onde a língua sente o doce?

Perguntado por: nribeiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Segundo esta teoria, a morfologia física de nossas papilas gustativas poderia ser dividida em quatro grandes grupos: as papilas gustativas para o doce, que se situam na ponta da língua, enquanto as que trazem a percepção do salgado ficam no meio da língua.

Na escola, muitas vezes, aprendemos sobre as regiões da língua que condizem com cada sabor específico, através de um mapa do órgão, onde afirma que: o gosto amargo se concentra no fundo da língua, sentimos mais o azedo e salgado nas laterais e o doce na ponta.

A localização na língua onde cada gosto é predominantemente reconhecido é amplamente citada em artigos, sendo que o estudo de Woods (1998), citado em Coelho (2005), o coloca da seguinte maneira: o doce é predominantemente reconhecido na ponta, azedo e salgado nas laterais e o amargo na parte superior da língua.

A língua é o órgão responsável pela percepção de gosto do nosso paladar. No entanto, diferente do que acreditávamos, não existe uma divisão das papilas gustativas que identificam cada gosto, chamado até então de mapa da língua, onde cada área delimitada identificava os gostos: doce, salgado, amargo, azedo e umami.

Então, como sabemos o que devemos comer e o que não devemos? A resposta é gosto. Todo gosto básico - doce, azedo, salgado, amargo e umami - é uma mensagem que nos diz algo sobre o que colocamos em nossa boca, para que possamos decidir se deve ser comido.

Comer alimentos açucarados ou doces pode causar um sabor residual temporário na boca. No entanto, um sabor doce persistente na boca pode ser um sinal de uma condição mais grave. Um sabor doce na boca pode ser um sinal de que o corpo tem problemas para regular o açúcar no sangue, o que pode ser devido ao diabetes .

Por não receber o nutriente, o organismo entende que não há alimento e responde com a sensação de fome. Mais uma vez, como as células estão precisando de energia, elas disparam a vontade de comer alimentos que proporcionam essa energia de forma rápida. Consequentemente, nossa vontade de comer doce aumenta.

Cada papila lingual é formada por um conjunto de microscópicas células sensoriais. As papilas linguais estão ligadas a terminações nervosas que captam os estímulos de sabor e enviam impulsos nervosos ao cérebro, que os transforma em sensações gustatórias.

Alterações de humor por estresse e ansiedade
Quando a ansiedade se torna uma condição patológica, mudanças corporais começam a aparecer. Esse cenário altera todo o sistema nervoso e por isso podem ocorrer episódios de formigamento na língua, acompanhados de perda de paladar e gosto ruim na boca.

6) A maior concentração das papilas gustativas que reagem aos sais da comida salgada está na lateral e na ponta da língua.

Por conta do estresse, podem surgir aftas, herpes labial, boca seca, cáries, gengivite e bruxismo. A tensão diária causada pela ansiedade provoca dores na cabeça, face e mandíbula, além do amolecimento e desgaste nos dentes.

Já o gosto salgado ocorre na presença do cátion sódio (Na+), importante para o funcionamento de diversos mecanismos do corpo, como equilíbrio hídrico, metabolismo, contrações musculares e impulsos nervosos.

A boca amarga pode ser consequência de algum problema dentário, como cáries, infecções, gengivite, periodontite, problemas na salivação etc.

O paladar é responsável pela percepção de sabores dos alimentos e ocorre por meio da captação de estímulos químicos. O paladar, ou gustação, consiste na captação de estímulos químicos pelo contato direto de um objeto com os receptores químicos, denominados de receptores gustatórios.

As papilas do fundo da língua são mais sensíveis a sabores amargos, já a região das laterais é onde se localizam as papilas com maior sensibilidade ao azedo.

Umami

Umami é o quinto gosto. Os cientistas identificaram receptores do gosto umami na língua humana em 2002 (juntamente com o doce, o azedo, o amargo e o salgado). Isso significa que umami é um gosto inerente universalmente apreciado.

1. Cada parte da língua sente um gosto? Não, aquele mapinha da divisão da língua, com doce, salgado, amargo e azedo em seus respectivos quadrados, não faz sentido.

Existem seis sabores ou rasas: doce, ácido, amargo, salgado, picante e adstringente. Aqui os elementos fundamentais combinam-se dois a dois para produzir cada um deles. O sabor doce contém os elementos Terra e Água; o ácido, Terra e Fogo; o salgado, Água e Fogo.

O gosto se refere apenas ao sentido do paladar. Já o sabor dos alimentos é reconhecido pela combinação de dois ou mais sentidos: o paladar (que se refere ao gosto) e o olfato (ao aroma dos alimentos). A língua consegue detectar cinco gostos básicos: salgado, doce, azedo, amargo e umami.

O gosto Umami promove um ligeiro aumento na salivação, permitindo melhor percepção do sabor dos alimentos. É encontrado, por exemplo, nos tomates, cogumelos, nas carnes e no parmesão.