Onde a joaninha se locomove?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Habitat. As joaninhas podem ser encontradas em todos os lugares do planeta. Além disso, nos campo, em cima de plantas e folhas, são facilmente avistadas, pois não se escondem. Elas escolhem para ficar nas plantas que tem pulgões, seu alimento.

Joaninhas são besouros que, em suas fases diversas, se alimentam de afídeos (pulgões), moscas de fruta, piolhos, cochonilhas e outros insetos que causam danos às plantas quando em desequilíbrio. As joaninhas controlam a população desses insetos-praga de forma muito eficiente.

As carapaças dos insetos, como a da joaninha, por exemplo, são normalmente feitas de quitina, um revestimento resistente e impermeável.

Características da joaninha
A joaninha apresenta antenas, olhos e asas bastante finas e leves, que podem bater até 85 vezes por segundo. Ela nasce preta, mas sua coloração adulta e as bolinhas pretas podem variar. Embora a vermelha seja a mais conhecida, existem cerca de 5 mil espécies de joaninhas diferentes.

Essa joaninha ocorre somente na Austrália e Nova Zelandia, seu nome é Halmus chalybeus, ou Steelblue Ladybug, traduzindo seria algo como “joaninha azul metálica”.

Qual joaninha é venenosa? Na verdade, nenhuma joaninha é venenosa, mas algumas delas são consideradas ameaças biológicas. Por exemplo, a joaninha-arlequim foi introduzida no Reino Unido para controle de pragas, mas acabou se proliferando rapidamente, o que gerou um impacto ambiental negativo.

O insetos, que se adaptam a diferentes ambientes, podem ser amarelos, laranjas ou vermelhos, com e sem pintas. A joaninha é um inseto “famoso” e bem quisto por muita gente.

A cochonilha-rosada, praga que ataca mais de 200 espécies vegetais, poderá ser combatida com um inimigo natural, a joaninha Cryptolaemus montrouzieri, que também é predadora voraz de diversas espécies de cochonilhas e pulgões.

As joaninhas são predadoras vorazes de pulgões, alimentando-se tanto da forma adulta quanto da larva. Uma única joaninha pode comer mais de 50 pulgões por dia. Por esse motivo, as joaninhas são freqüentemente utilizadas para realizar o controle biológico desta praga em áreas de cultivo agrícola.

6 MESES

- AS JOANINHAS SÃO UM TIPO DE BESOURO; - ELAS PODEM MEDIR DE 1 ATÉ 10 MILÍMETROS, SÃO BEM PEQUENINAS; - A JOANINHA PODE VIVER EM TORNO DE 6 MESES, MAIS PRECISAMENTE, 180 DIAS; - ELAS VIVEM EM DIVERSOS JARDINS AO REDOR DO MUNDO INTEIRO; - ELAS SÃO CONSIDERADAS INSETOS MUITO ÚTEIS PARA A NATUREZA; - AS JOANINHAS SE ...

Elas saem durante o dia para desenvolver suas atividades vitais, podendo ser vistas facilmente nas folhas, e quando chega a escuridão, elas dormem. Além disso, durante os meses frios elas realizam processos de hibernação.

Presente em praticamente todo o país, ele se tornou uma praga agrícola e um problema sanitário, já que pode transmitir vermes que causam doenças como a meningite eosinofílica e angiostrongilíase abdominal.

Elas são insetos com boas intenções e por isso são associadas à boa sorte e à felicidade. Por isso, se uma joaninha pousar em você, acredita-se que boas coisas estão para lhe acontecer. Da mesma forma, também acredita que se uma joaninha pousar em algo seu, significa que irá ganhar outro igual ou melhor.

Existe até uma lenda que diz que, depois que grupos de fazendeiros oraram à Virgem Maria para proteger suas plantações, supostamente apareceram joaninhas para defender o plantio. Por causa disso, alguns fazendeiros chamavam esses insetos de “Besouros de Nossa Senhora”.

Néctar e pólen
Apesar de se alimentarem de insetos, as joaninhas também gostam de ter pólen e néctar, especialmente durante a fase de crescimento. As flores da família de plantas Umbelliferae parecem ser ímãs de joaninhas. Eles incluem a erva-doce, cenoura, cominho, coentro, cosmos, gerânio e dente de leão.

Além da cor vermelha clássica, elas podem ser encontradas em cor amarela, laranja, verde, cinza, branco e marrom.

As asas traseiras das joaninhas são resistentes o suficiente para mantê-las no ar por duas horas, permitem que atinjam velocidades de até 60 quilômetros por hora e altitudes de três prédios como o Empire State empilhados.