Onde a incógnita é usada?

Perguntado por: alima9 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Na matemática, uma incógnita é uma grandeza ou quantidade desconhecida, mas que se pretende descobrir para resolver um problema. As incógnitas são representadas por letras nas equações e inequações, que têm um valor desconhecido.

A incógnita é basicamente um valor desconhecido, que irá ser descoberto por meio de uma equação, que pode ser tanto de 1º grau quanto de 2º grau, variando de acordo com a sua dificuldade de execução. Em português, é aquilo que se desconhece e procura saber, mistério.

Aquilo que é desconhecido: 1 enigma, mistério, segredo, incompreensão, impenetrabilidade, problema, coisa, esfinge, brenha, arcano.

O objetivo de uma equação é encontrar o valor da incógnita que torne a igualdade em uma identidade, ou seja, uma igualdade verdadeira.

Portanto, a diferença entre incógnita e variável é a seguinte: a variável pode assumir infinitos valores dentro de seu domínio/contradomínio, e a incógnita é um resultado fixo que não pode assumir outros valores.

Mas foram os árabes que promoveram um grande progresso na resolução de equações. Para representar o valor desconhecido de uma equação, os árabes chamavam o valor desconhecido de “coisa”, que se pronunciava xay, assim, mais adiante, surgindo a notação x, simplificando essa palavra.

Para isso, basta “passar” o número para o outro lado da igualdade, trocando seu sinal pelo sinal oposto. Se um número é positivo, por exemplo, quando passado para o outro membro, ele se tornará negativo.

Equação é uma expressão algébrica que contém uma igualdade. Ela foi criada para ajudar as pessoas a encontrarem soluções para problemas nos quais um número não é conhecido. Sabendo que a soma de dois números consecutivos é igual a 11, por exemplo, é possível encontrar esses dois números por meio de equações.

O que é uma função de 1º grau? Uma função é classificada de 1º grau sempre quando ela puder ser escrita na forma de y = ax + b. Em outras palavras, é uma função cuja incógnita (comumente expressa pela letra “x”) está elevada à potência 1 e que tem um coeficiente “a” diferente de zero.

As incógnitas são expressas por uma letra qualquer, sendo que as mais utilizadas são x, y, z. Nas equações do primeiro grau, o expoente das incógnitas é sempre igual a 1. As igualdades 2.x = 4, 9x + 3 y = 2 e 5 = 20a + b são exemplos de equações do 1º grau. Já as equações 3x2+5x-3 =0, x3+5y= 9 não são deste tipo.

Em resumo, equação de 1º grau com uma incógnita é uma expressão algébrica que segue o formato ax + b = 0. Elas podem ser muito úteis para traduzir problemas matemáticos em uma linguagem numérica.

“A vida é uma incógnita, não podemos prever o futuro, ele é incerto, uma caixinha de surpresas que às vezes nos surpreende de uma maneira fugaz, deixando-nos absortos em nossos pensamentos. Não devemos tentar domar a vida, devemos apenas viver enquanto temos tempo”.

INCÓGNITA é uma palavra usada em matemática, representa um numero que não sabemos qual é. Escreve-se uma letra, normalmente é o x. Também usamos a palavra incógnita para situações do dia-a-dia em que não sabemos qual é o final.

adjetivo Que pode variar; que se altera, muda; mutável: personalidade variável. Que é alvo de constantes variações; instável, inconstante: não confiamos no que diz porque sua opinião é variável. Que assume variados aspectos e formas dependendo do contexto em que se encontra, do propósito que possui: estilo variável.

As operações matemáticas abrangem os cálculos que são utilizados para a resolução das equações. Basicamente têm-se a adição, a subtração, a divisão e a multiplicação, que, apesar de abrangerem um raciocínio simples, são de suma importância para realização de qualquer cálculo matemático, como por exemplo, na tabuada.