Onde a fibromialgia ataca mais?

Perguntado por: icosta . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna.

Bebidas açucaradas, como refrigerantes, milk-shakes, sucos de caixinha, entre outros industrializados devem ser evitados. O motivo para isso é que a ingestão de açúcar em excesso representa um alto nível de produção de insulina, dessa forma, o nível de dor também aumenta.

Os principais sintomas da fibromialgia são dores em todo o corpo que variam de intensidade, mas são constantes e associados a um “cansaço” muscular. O efeito costuma piorar a noite, acompanhando dificuldade de adormecer e outros distúrbios de sono.

A dor é sentida “nos ossos” ou “na carne” ou ao redor das articulações. Existe uma maior sensibilidade ao toque, sendo que muitos pacientes não toleram ser “agarrados” ou mesmo abraçados.

A Fibromialgia pode atingir desde crianças até idosos. O diagnóstico dessa doença é clínico, pois não existe um exame específico para diagnosticar o problema. As pessoas que possuem os sintomas descritos acima devem procurar o Médico Reumatologista, que irá examinar a fundo o caso.

Qual exame detecta fibromialgia? Por enquanto, não existem exames para detectar fibromialgia. Há apenas a expectativa de um novo exame de sangue, mas que ainda está em estudo. Até o momento, o diagnóstico é realizado baseado nos sintomas e em um exame físico, feito pelo médico, que identifica cerca de 18 pontos de dor.

Estes sintomas, quando persistem um período superior a três meses, são geralmente descritos como persistentes, exaustivos e incômodos.

Quem tem fibromialgia, geralmente, sofre com a má qualidade do sono. Por isso, café, chás ricos em cafeína, energéticos e refrigerantes a base de cola devem ser evitados ou ingeridos apenas nas primeiras horas do dia.

Excesso de gases e flatulências; Mudança do hábito intestinal: com constipação, diarreia ou a alternância entre os dois estados; Alívio parcial ou total da dor após a evacuação; Muco nas fezes.

Durante o inverno, com as temperaturas mais baixas, é comum que as pessoas sintam mais dores nas articulações e, por isso, os sintomas da fibromialgia tendem a aumentar com mudanças climáticas como a queda da temperatura, mas também com aumento e diminuição da umidade do ar e com a chuva.

O que é fibromialgia? Além destes sintomas mais frequentes podemos observar outros, como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos e dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.

Pessoas com fibromialgia aparentam ser saudáveis, mas não o são, e também não são suficientemente "doentes" para convencer a si mesmas e aos outros de sua condição. Psicologicamente se encontram presas a um passado sem dor, ao qual não podem mais retornar, mas que também não desejam abandonar.

Como aliviar sintomas da fibromialgia

  1. Tomar remédios para a dor e depressão. Para aliviar a dor no corpo, o médico pode recomendar tomar analgésicos e anti-inflamatórios como Tramadol. ...
  2. Realizar fisioterapia. ...
  3. Ter acompanhamento psicológico. ...
  4. Realizar atividade física. ...
  5. Fazer acupuntura. ...
  6. Comer mais magnésio, potássio e ômega 3.

A fibromialgia, como falamos, é uma dor crônica e ela, normalmente, surge em um determinado ponto do corpo e pode migrar para outras áreas. São 18 pontos de dor em todo o corpo, sendo 9 em cada lado. Os pontos de dor são localizados na coluna vertical e torácica, bacia, nádegas, cotovelos e joelhos.

O mais indicado é a ciclobenzaprina. Novamente, a duração do tratamento e as doses do fármaco variam de paciente para paciente e devem ser determinadas pelo médico.

Relaxantes musculares
O relaxante muscular ciclobenzaprina (Miosan) costuma ser usado no início do tratamento da fibromialgia para relaxar músculos tensos e promover um sono de qualidade. Este tipo de medicação também pode ter sucesso na redução da ATM e de outras dores associadas à fibromialgia.

1. Quais benefícios a pessoa com fibromialgia tem direito?

  • Auxílio-Doença;
  • Aposentadoria por Invalidez.
  • BPC/LOAS.

A fibromialgia aposenta o portador em algumas possibilidades de benefícios do INSS. De maneira geral, a doença deve provocar a incapacidade da atividade laboral. O que é muito comum nestes casos em decorrência das fortes crises de dor, associadas os outros problemas de saúde acarretados pela fibromialgia.

Exames como ultrassom, ressonância, de sangue e tomografia geralmente são solicitados para descartar problemas semelhantes à fibromialgia. Além disso, para o diagnóstico correto, deve-se examinar bem a história do paciente e a presença de fatores complementares.

As dores da fibromialgia duram pelo menos três meses e, em geral, não apresentam resposta satisfatória aos tratamentos clássicos com analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia. Por isso, quando a dor for crônica, é importante procurar um especialista para diagnóstico preciso e indicação de tratamento adequado.