Onde a demografia é aplicada?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 1 de março de 2023
4.7 / 5 17 votos

A demografia possui uma importância fundamental na análise dos padrões populacionais de uma determinada localidade. A partir dela, é possível identificar e analisar as características da população local. Sendo assim, a demografia é o principal mecanismo de disseminação de informações sobre a população.

Portanto, o objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais.

A Demografia é uma área do conhecimento que estuda a dinâmica das populações sejam elas humanas ou não. Significa, literalmente, “estudo do povo”, pois esta palavra é a junção de "demos" (povo) e "grafia" (escrita,descrição). Também é chamada de “Geografia da População”, por se relacionar estreitamente com a Geografia.

Os dados demográficos são importantes porque fornecem um amplo entendimento das diferentes características de uma população. Essas informações são particularmente úteis para os governos tomarem decisões políticas cruciais relativas à população.

Enquanto a demografia é essencialmente uma disciplina científica, a saúde pode ser interpretada como um setor de atividades que incluem serviços, produção e pesquisa. “Saúde também é um conceito amplo e tem havido muitas tentativas para defini-lo.

Algumas questões de pesquisa demográfica podem estar relacionadas a idade, etnia, sexo, estado civil, qualificações básicas, emprego, renda familiar e outros parâmetros familiares.

As características demográficas correspondem a definições utilizadas na classificação de grupos sociais e indivíduos. Elas permitem compreender valores, hábitos, crenças, experiências e até mesmo acesso a bens e serviços que as pessoas acabam tendo em comum.

A demografia – ou Geografia da População – é a área da ciência que se preocupa em estudar as dinâmicas e os processos populacionais. Para entender, por exemplo, a lógica atual da população brasileira é necessário, primeiramente, entender alguns conceitos básicos desse ramo do conhecimento.

A pesquisa demográfica (que usa perguntas específicas) busca informações básicas sobre respondentes. Isso permite ao elaborador da pesquisa entender o perfil de cada pessoa em relação à população geral.

O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de ...

A demografia é uma ciência que versa pelo estudo das dinâmicas populacionais, logo, ela fornece importantes informações sobre as características de uma população de determinada localidade. Sendo assim, ela contribui para a formulação de políticas públicas.

População Brasileira na Atualidade
Com um crescimento demográfico de 1,17% ao ano, os brasileiros apresentam uma taxa de natalidade (por mil habitantes) de 20,40, em contraposição a uma taxa de mortalidade (por mil habitantes) de 6,31. Ademais, a expectativa de vida no país é de 73 anos.

A demografia possui uma importância fundamental na análise dos padrões populacionais de uma determinada localidade. A partir dela, é possível identificar e analisar as características da população local. Sendo assim, a demografia é o principal mecanismo de disseminação de informações sobre a população.

A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.

Como fazer segmentação demográfica?

  1. Defina os objetivos. Primeiro, comece com os objetivos. ...
  2. Escolha os critérios (as variáveis) Depois, siga para definir os critérios de análise, ou seja, as variáveis. ...
  3. Faça a pesquisa. Finalmente, coloque em prática o planejamento. ...
  4. Analise os dados. ...
  5. Prepare táticas para os grupos.

Nesse ponto, a principal contribuição da demografia é a avaliação de todas as fontes de dados relevantes disponíveis, indicando seus alcances e limitações. No que se refere à pandemia de Covid-19, a demografia pode contribuir com sua expertise na avaliação da cobertura e qualidade dos registros de óbitos.

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica. As teorias demográficas explicam a evolução das populações.

As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.

As principais teorias demográficas são: a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a transição demográfica. Essas teorias são instrumentos utilizados para o crescimento da população. Entre os fatores considerados estão o crescimento natural ou vegetativo e a taxa de migração.