Onde a Bíblia fala sobre o livre-arbítrio?

Perguntado por: rpaiva4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

“Podes escolher segundo tua vontade, porque te é dado” (Moisés 3:17). Deus nos disse, por intermédio de Seus profetas, que somos livres para escolher o bem ou o mal. Podemos escolher a liberdade e a vida eterna, seguindo Jesus Cristo.

Há dois tipos de males, os naturais e os morais. Os naturais são os provocados pela natureza. Os morais são provenientes de nosso livre-arbítrio.

A liberdade se diferencia do livre-arbítrio pelo fato de que, enquanto a primeira tem sua expressão no mundo externo (ações, expressões, experiências), o livre-arbítrio é uma faculdade que vem de uma consciência interna a partir do autoconhecimento, discernimento e clareza vindos do Ser.

O livre-arbítrio é a capacidade de escolha autónoma realizada pela vontade humana. O livre-arbítrio também pode estar associado a uma crença religiosa que defende que a pessoa tem o poder de decidir as suas ações e pensamentos segundo o seu próprio desejo, crença e/ou valores da vida depois da morte.

Ser livre significa pertencer completamente a Deus, fazer a sua vontade, porque Ele deseja a nossa salvação. Ser livre fazendo o bem é agradar a Deus. Ao contrário, ser escravo do pecado significa ir pela própria estrada, ser senhores de nós mesmos.

37 E Jesus disse-lhe: aAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo.

O livre-arbítrio se trata da liberdade que se tem para escolher, escolhendo em função do próprio desejo. Assim, uma pessoa tem a possibilidade de decidir por qual caminho quer seguir, que comida quer comer, se vai ou se fica, etc., tudo devido ao livre-arbítrio.

Deus abençoa quem escolhe segui-lo, quem aceita Jesus como seu salvador terá a vida eterna. Os 20 versículos sobre Livre Arbítrio na Bíblia. Livre-arbítrio é um dos temas mais pregados nas igrejas evangélicas.

A consequência do livre-arbítrio. Somos donos do nosso próprio caminho e, cabe a nós, as melhores decisões diante das diversas questões que surgem no decorrer dos dias, no entanto, por vivermos em sociedade, algumas decisões acabam influenciando a vida das pessoas que estão ao nosso redor.

René Descartes

Fundador do racionalismo moderno, o filósofo René Descartes (1596-1650) associa a liberdade ao conceito de livre-arbítrio. O homem é livre na medida em que pode escolher fazer ou não alguma coisa sem ser coagido por força exterior.

O seu livre-arbítrio (e a sua liberdade e o seu direito) termina quando começa o do outro.

O arbítrio se refere a mais do que apenas as escolhas simples que fazemos todos os dias, como escolher quais sapatos usar ou o que comer no almoço. Diz respeito especialmente a escolhas com consequências morais ou espirituais. Uma das escolhas mais importantes é a de decidir ter fé em Deus e segui-lo.

5 sinônimos de livre-arbítrio para 1 sentido da palavra livre-arbítrio: liberdade de atuação segundo próprio discernimento: 1 livre-alvedrio, liberdade, autonomia, autogoverno, independência.

Para entender a diferença de forma clara, pense você como um pai, ou mãe, e seu filho lhe pede algo. Você não quer que ele faça (sua vontade), algumas vezes você diz não e pronto, e outras por diversos motivos, você acaba cedendo e deixa (permissão). Você não queria, mas deixou.

O partido do livre-arbítrio parece pensar na vontade como algo independente do homem, algo fora dele. Parece pensar que a vontade decide sem o controlo da razão humana. Se fosse assim, não provaria que o homem é responsável. “A vontade” seria responsável e não o homem.

2- O PECADO PROVÉM DO LIVRE-ARBÍTRIO.
“Agostinho sustenta que, o Livre-Arbítrio significa ter acesso ao poder de decisão ou opção10”, porém, o mal não vem de Deus, mas sim do poder de escolha que o homem exerce através de sua vontade.