Onde a APPCC pode ser aplicada?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

III A APPCC pode ser aplicada somente na produção primária e no consumo final e sua implementação deve ser guiada por evidências científicas de riscos à saúde humana.

O Sistema APPCC (Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) cuja sigla em inglês é HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point), consiste em um sistema de controle sobre a segurança do alimento mediante a análise e controle dos riscos biológicos, quimicos e físicos em todas as etapas, desde a ...

Plano APPCC - 7 Princípios

  1. 1 - Identificação dos Perigos. ...
  2. 2 - Determinação dos Pontos Críticos. ...
  3. 3 - Estabelecimentos dos Limites Críticos. ...
  4. 4 - Estabelecimento dos procedimentos de monitoramento. ...
  5. 5 - Estabelecimento das Ações Corretivas. ...
  6. 6 - Procedimentos de Verificação. ...
  7. 7 - Sistema de Registros.

O sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC ou HACCP) é um método embasado na aplicação de princípios técnicos e científicos de prevenção, que tem por finalidade garantir a inocuidade dos processos de produção, manipulação, transporte, distribuição e consumo dos alimentos.

O coordenador lidera o programa de segurança de alimentos de uma organização para desenvolver seu plano APPCC, implementar e manter o sistema APPCC.

As Boas Práticas de fabricação, adotadas como pré-requisito do Sistema APPCC, são capazes de controlar muitos dos perigos identificados (Pontos de Controle – PC), porém, aqueles que não são controlados (total ou parcialmente) através dos programas de pré-requisitos devem ser considerados pelo Sistema APPCC.

Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Padrão de Higienização Operacional (PPHO) são Programas Pré-requisitos (PPRs) para implementação do sistema APPCC, sendo, em função disto, etapa inicial na adoção de sistemas de garantia de qualidade na indústria de alimentos.

A sigla APPCC, significa “Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle”. Com a sua implantação, os riscos são identificados em sua respectiva etapa, a partir de uma análise completa de todas as etapas pelas quais o alimento passa.

Segundo o MAPA, o sistema APPCC apresenta como benefícios a prevenção nas operações do processo de industrialização, atenção prioritária para os pontos críticos de controle, a garantia de alimentos seguros e oportunidades de aumentar a produtividade e competitividade da indústria (BRASIL, 1998).

O sistema APPCC, que tem como objetivo a garantia da segurança dos alimentos produzidos, é considerado proativo, pois se baseia na prevenção da ocorrência de perigos e na busca de ações corretivas para os desvios identificados, garantindo que o alimento não chegue inseguro às mãos do consumidor.

Vantagens da implantação do sistema APPCC
produção de alimentos seguros (melhoria do controle e monitoramento da produção dos alimentos); redução de perdas (de matérias-primas, embalagens e produtos, o que possibilita a redução de custos); possibilidade de conquistar certificações (como exemplo a ISO 22000);

Conhecimento íntimo do processo: a equipe do APPCC precisa conhecer o processo de fabricação, por isso a necessidade de uma equipe multidisciplinar e participativa é tão importante.

Os perigos contemplados no Sistema APPCC são: perigos físicos, químicos e biológicos.

Ele é composto por três etapas, formadas pela listagem dos perigos, a avaliação dos riscos destes e, posteriormente, a determinação das medidas de controle e segurança que devem ser tomadas para cada um deles.

O primeiro passo para criar um plano APPCC é reunir uma equipe multidisciplinar — engenheiros, chefes de produção, técnicos de higiene e segurança no trabalho, microbiólogos e técnicos de controle de qualidade. Pode ainda procurar consultoria externa sobre potenciais perigos biológicos, químicos e físicos.

Em termos técnicos, a grande desvantagem do HACCP é a quantidade e complexidade de requisitos exigidos, a documentação e a papelada que irá originar.

O APPCC é baseado numa série de etapas inerentes ao processamento industrial dos alimentos, incluindo todas as operações que ocorrem desde a obtenção da matéria-prima até o consumo, fundamentando-se na identificação dos perigos potenciais à saúde do consumidor, bem como nas medidas de controle das condições que geram ...