Onde a ansiedade faz doer?

Perguntado por: omota5 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

Cansaço, sensação de esgotamento e dores no peito são sintomas muito comumente associados à ansiedade.

Conheça a seguir, alguns dos sintomas psicológicos causados pela ansiedade:

  1. Ver perigo em situações cotidianas. ...
  2. Preocupação excessiva. ...
  3. Inquietação. ...
  4. Medos ilógicos. ...
  5. Estar sempre à beira de um ataque de nervos. ...
  6. Falar em público, nem sonhando. ...
  7. Pensamentos obsessivos. ...
  8. Insônia.

Outros sintomas podem aparecer como somatização, ou seja, a pessoa transforma a ansiedade em problemas físicos. A quantidade deles é extensa, mas os mais comuns são: falta de ar; coração acelerado, podendo ser acompanhado de dores no peito; mãos e pés úmidos; dores de barriga ou enjoos; falta de ar e tensão muscular.

Por exemplo, pacientes com transtorno de ansiedade sofrem de tensão muscular, que, por sua vez, pode causar dor nas costas. Outro indício seria a mudança de comportamento do indivíduo ansioso, como se manter sentado e com postura desleixada por mais tempo, além de serem fisicamente inativos.

Pessoas extremamente ansiosas tendem a apresentar tensão e dor muscular, especialmente nos ombros, nos braços e nas pernas, o que acaba afetando a performance nas tarefas do dia a dia e pode, em alguns casos, se tornar um fator limitante. Os tremores e espasmos também podem ocorrer.

Depois da crise de ansiedade
Mas a crise deixa um rastro de cansaço extremo, dores musculares e cabeça pesada. “Para contrabalancear a descarga de adrenalina, o corpo tenta compensar o atraso e volta de uma vez, em um efeito rebote”, explica a psiquiatra Isabela Paixão.

Sensação de queimação; Indigestão; Intestino preso (dificuldade para evacuar); Flatulência (gases);

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

O teste de escala de ansiedade de Beck possui um indicativo de qual é o grau de ansiedade que você possui no momento, que pode ser dividido em: leve, moderado ou severo. Existem outros testes como o questionário DASS-21 que pode ser feito junto de um profissional para avaliar a presença de ansiedade.

Os pensamentos de pessoas ansiosas costumam ser muito focados em si, na tentativa de controlar situações. Logo, elas sentem dificuldade de compreender a realidade dos outros, o que afeta relações sociais e até profissionais. Afinal, é como se o indivíduo se mantivesse constantemente na defensiva.

Sensação de fraqueza ou cansaço
A ansiedade não causa a fraqueza muscular em si, mas, sim, promove constante sensação de cansaço ou enfraquecimento dos membros. Esta é intensificada durante uma crise ou ataque de ansiedade.

Seu cérebro.
Primeiramente, a reação mais evidente à ansiedade é a resposta psicológica à condição. O estresse e ansiedade crônicos podem afetar áreas do cérebro que influenciam a memória de longo prazo, a memória de curto prazo e a produção química, o que pode resultar num desequilíbrio.

Evitar estimulantes (estimulantes estressam o corpo). Relaxantes Musculares. Alongamento suave / leve. Abrandar um horário agitado ou estilo de vida.

“Sim, o estado emocional pode influenciar em dores na coluna. Os estudos confirmam que o stress promove descarga de adrenalina com contrações musculares gerando maior tensão na coluna, além de gerar um aumento na insatisfação pessoal com amplificação dos problemas”, comenta médico especialista em coluna.