Onde a ansiedade ataca?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Essa pressão forte no peito desencadeia, logo em seguida, dores nos ombros, nos braços, no queixo e no abdômen. A sensação se diferencia dos ataques de pânico no sentido de ser uma pressão mais profunda e associada a outras dores físicas. Além disso, é possível que essa dor se estenda por até 20 minutos.

5 sintomas de ansiedade

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

O mecanismo da ansiedade
Para entender melhor o que é ansiedade e como tudo isso acontece no organismo, vale destacar uma estrutura localizada na parte mais profunda do cérebro chamada amígdala.

O que é crise de ansiedade? Crise de ansiedade é um estado psíquico onde o nosso corpo apresenta sintomas como por exemplo a sensação de angústia, nervosismo, taquicardia e até mesmo a sensação de falta de controle sobre determinada situação.

De acordo com especialistas, problemas psicológicos como estresse, ansiedade e até mesmo a depressão podem ocasionar dores nas costas. O estresse libera uma descarga de adrenalina, gerando tensões musculares na coluna.

Ansiedade, bruxismo de vigília e dor de cabeça: uma relação linear. Os efeitos da ansiedade na saúde das pessoas podem ser devastadores. Uma das principais consequências desse tipo de distúrbio exatamente se dá no desenvolvimento do bruxismo de vigília, que pode culminar em fortes dores de cabeças.

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

Pessoas que apresentam transtorno de ansiedade generalizada mostram-se excessivamente preocupadas com situações rotineiras, e costumam analisá-las minuciosamente. Em muitos casos, o problema acaba trazendo reflexos para a saúde física do ansioso, como dores de cabeça, musculares e dificuldade para dormir.

O estado de alerta estimula a contração muscular, que posteriormente pode deixar o corpo dolorido. Os batimentos cardíacos acelerados promovem aumento da circulação sanguínea, o que demanda maior consumo de oxigênio. A respiração fica curta, e a pessoa sente falta de ar, tontura e vertigem.

Tipos de ansiedade: conheça 6 tipos

  1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) Esse é o tipo mais comum e frequente de ansiedade. ...
  2. Fobia social. ...
  3. Síndrome do Pânico. ...
  4. Agorafobia. ...
  5. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  6. Estresse pós-traumático.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

A ansiedade passa a ser patológica quando começa a prejudicar o dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.

É como se você entrasse em uma briga com você mesmo.
Ao mesmo tempo em que você procura harmonizar os seus pensamentos novamente, as sensações negativas o aprisionam neste estado emocional perturbado. O ataque pode acontecer em qualquer situação.

A ansiedade pode ainda ser a responsável pelo aparecimento de arritmias, entre elas a fibrilação atrial, ou seja, uma contração desordenada da musculatura atrial do coração que, em muitos casos, levam ao aumento dos batimentos cardíacos com sensação de mal-estar e tontura.

O TAG – Transtorno da Ansiedade Generalizada é uma doença comum, e apresenta como principal sintoma a presença quase permanente dos sentimentos de preocupação e tensão. Além disso, são sintomas deste tipo de transtorno: dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, problemas para dormir e inquietação.

Náusea, gases, sensação de “bola” no estômago, estômago pesado, dor, refluxo, vômito

O tempo de duração de uma crise de pânico é variável. Segundo a psiquiatra Juliana Diniz, o pico da ansiedade pode durar até 40 minutos, porém os efeitos de mal-estar podem se manter após esse período. Além disso, as pessoas com a síndrome do pânico podem ter crises recorrentes, com intervalos curtos entre elas.

Camomila: é um dos ingredientes mais famosos nas receitas de chá para insônia e ansiedade. Ela combate nervosismo, estresse, hiperatividade e dificuldade para dormir.

Camomila

Camomila. Um dos chás mais populares no Brasil, a camomila é indicada para casos leves de ansiedade. O chá tem propriedades calmantes e tranquilizantes. O consumo regular e moderado ajuda a melhorar a qualidade do sono e aliviar os níveis de estresse.

“Alguns casos não tratados de ansiedade podem até evoluir para uso de substâncias e até para um transtorno depressivo. O tratamento e seu seguimento são muito importantes”, conclui a profissional.

A relação entre tontura e ansiedade é frequente no relato de pacientes, mas não podemos afirmar que a ansiedade é a causa única de um quadro persistente de tontura. Na maioria dos casos, episódios de estresse ou ansiedade agravam ou funcionam como gatilho para disfunções ou doenças que não foram diagnosticadas.