Onde a ameba se aloja?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A ameba também pode atravessar a parede do cólon e cair na circulação sanguínea, indo se alojar em outros órgãos, como fígado, pulmões e cérebro.

“Os principais sintomas em um quadro de amebíase são: cólicas abdominais e diarreia com presença de muco ou sangue nas fezes”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. O paciente também pode apresentar gases, náusea, vômito, perda de apetite e de peso, febre e fadiga.

A ameba Naegleria fowleri infecta o cérebro através do nariz.

Sinais e sintomas da amebíase
A maioria das pessoas com amebíase é assintomática, mas transmite os cistos nas fezes de forma crônica. Podem ocorrer sensibilidade no fígado ou cólon ascendente e febre, e as fezes podem conter muco e sangue.

Vale pontuar que a resistência dos cistos é muito grande: podem viver cerca de 30 dias na água, e 12 em fezes frescas. Após a ingestão, no sistema digestório, estas formas dão origem a trofozoítos.

O que causa a ameba 'comedora de cérebro'? Segundo o departamento, o microrganismo "destrói o tecido cerebral, causando inchaço e geralmente a morte". O quadro grave é chamado de meningoencefalite amebiana primária (PAM). Não existe tratamento eficaz para a contaminação.

Além disso, evite também:

  • leite e seus derivados;
  • bebidas com cafeína, gaseificadas, fermentadas ou alcoólicas;
  • adoçante feito de sorbitol;
  • alimentos condimentados, embutidos ou gordurosos;
  • doces e bolachas.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Trata-se de uma infecção causada por um protozoário, popularmente conhecido como ameba, chamado Entamoeba histolytica. Essa condição pode causar sintomas como diarreia com sangue, desnutrição, dor abdominal e até abscessos no fígado, pulmão ou cérebro.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Ameba é um parasita intestinal que causa a doença infecciosa amebíase. A infecção pode ser assintomática ou acompanhada por dores no abdômen, diarreia, sangue nas fezes, gases, sensação de enfraquecimento, febre, perda de apetite e perda de peso.

O prognóstico não é bom para as vítimas da infecção amebiana: ela é fatal em 97% dos casos. A morte geralmente ocorre dentro de cinco dias. Dos 157 infectados por amebas conhecidos nos EUA entre 1962 e 2022, apenas quatro pessoas sobreviveram.

O tratamento de primeira escolha pode ser feito com nitroimidazólicos como Metronidazol, Secnidazol e Tinidazol, com eficácia superior a 90%. O Metronidazol é disponível em suspensão oral de 40mg/mL, deve ser utilizado 15mg/kg/dia, dividido em 2 ou 3 vezes, por 5 dias, com dose máxima de 250mg/dose.

Causa. Infecção causada pela Entamoeba histolytica. A transmissão se dá através da ingestão de cistos de Entamoeba, através de água ou comida contaminada. Ao chegar ao intestino, a parede do cisto é digerida, liberando a forma trofozoíta da Entamoeba.

O diagnóstico rotineiro da amebíase é feita através da realização do exame parasitológico de fezes (EPF) com a identificação morfológica dos cistos e trofozoítos da E. histolytica.

Se não for tratada, a amebíase pode gerar úlceras intestinais. No pior dos casos, ela atinge outros órgãos do corpo humano, por exemplo, os pulmões, o fígado, o baço e até mesmo o cérebro.

Essa ameba pode ser encontrada em fontes de água doce, como rios e lagos. Embora seja muito rara, a maioria das pessoas que contraem esse protozoário costuma desenvolver quadros graves. Até agora, os casos se concentraram em solo americano – não há registro no Brasil.

(NEVES, 1978; MELO et al, 2005; REY, 2001). Contudo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 1997) reconheceu a Entamoeba dispar como espé- cie infectante do homem.

Continuar lendo Onde se aloja a tênia?