O quê XULA?

Perguntado por: ichaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Chula é uma expressão que classifica aquela pessoa que é ordinária, que é rude, grosseira, burlesca. É um adjetivo feminino que também é usado para qualificar algo que tem pouco valor, que é comum, que é rústico ou que vale uma ninharia.

É aquela linguagem errada.

A Chula é uma dança típica, tradicional da cultura gaúcha, desafiadora, valoriza a criatividade e a concentração do competidor, praticada apenas por homens. A chula do Rio Grande do Sul vem da chula de Portugal, que é baseada em batidas dos pés e nos desafios.

Recorrendo ao Manual de Danças Gaúchas, de Paixão Côrtes e Barbosa Lessa, a chula foi introduzida pelos tropeiros, é dançada em desafios e praticada, preferencialmente, por homens.

Chula é uma dança típica do Rio Grande do Sul. Dançada em desafio, praticada apenas por homens. A chula portuguesa (antiga chula) é baseada em batidas dos pés e nos desafios.

A chula se trata de uma dança realizada prioritariamente pelos homens, que realizam sapateados e movimentos acrobáticos sobre uma lança em forma de desafios. Tradicionalmente, estas disputas são desenvolvidas pelos meninos desde cedo, como forma de manutenção da cultura local.

órgão sexual feminino, vagina geralmente atribuido a crianças.

Significado de linguajar chulo: Palavreado obsceno, com muitos palavrões e palavras de conotação sexua...

Linguagem muito grosseira ou obscena. Feminino: calona.

xingar [xingando|xingado] {verbo}
insultar [insultando|insultado] {v.}

A Chula é uma dança típica de Portugal que chegou até o Rio Grande do Sul em forma de desafio. Praticado por homens, a chula apresenta semelhanças com o Lundu sapateado, encontrado em outros estados brasileiros.

1952

Foi então em 1952 a primeira demonstração oficial a público da dança da Chula. Quanto a origem da canção, cada autor tem um entendimento diferente. Alguns acreditam ter se originado de Portugal, enquanto outros batem o pé que é dança Brasileira, que se aproximam do baiano ou do baião.

Além do Tambor de Crioula, diversas outras danças típicas como as quadrilhas, a Dança do Caroço, a Dança do Lelê, a Dança do Coco, o Cacuriá, São Gonçalo, Dança Portuguesa entre outras, fazem da cultura imaterial maranhense um vibrante caleidoscópio artístico e folclórico vivo e autêntico.

A chula-canção, nos exemplos conhecidos, apresenta a alternância do ritmo sincopado afro-brasileiro, com séries de valores iguais (geralmente semicolcheias), muitas vezes construídas sobre um som único.

Chimarrita

Danças Folclóricas do Rio Grande do Sul: Chimarrita; Milonga; Vaneirão/Vaneira/Vaneirinha; Chula; Pezinho; Xote ou Chote; Bugio; Mazurca; Contrapasso; Marcha; Polca; Chamamé; Rancheira; Balaio; Caranguejo; Xote Carreirinha; e Xote das Duas Damas.

Continuar lendo