O quê Xangô gosta?

Perguntado por: emaia8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

É comum que os fiéis a Xangô lhe prestem homenagens com oferendas. Seus seguidores falam que um de seus pratos favoritos é o beguiri, que contém quiabo, camarões, azeite de dendê, carne vermelha e pimenta. Além disso, ele gosta de cerveja preta, fumo, flores e velas da cor marrom, entre outras preferências.

É o orixá da fartura. As frutas são: mamão, laranja doce, maracujá doce.

Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo.

Possui um machado de duas faces, que protege seus filhos das injustiças e traz a lei do retorno para quem pratica o mal. Devido ao sincretismo religioso com São Jerônimo, hoje (30) também é celebrado o dia de Xangô para a maioria dos umbandistas e candomblecistas.

Xangô é representado pela cor vermelha e pela flor do flamboyant. Iemanjá é representada pela cor azul e pela flor do lírio branco. Oxum é representada pela cor amarela e pela flor do girassol.

Baleeira

Xangô (22/07 a 22/08) - Baleeira
Muito presente em banhos de limpeza e descarrego. Ela ajuda na abertura de caminhos de pessoas que passam por problemas e para destruir energias negativas.

Oração à Xangô para se livrar de qualquer problema
Salve Deus do Machado Sagrado, pelo seu Oxé, eu peço proteção e justiça em meus caminhos. Faça-me forte como as rochas que governa. Puro de alma e coração, deposito em suas mãos a minha confiança e, sendo assim, sei que com sua magnanimidade intercederás por mim.

Leão

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

A comida do Orixá Xangô é agebô, amalá.

Xangô só pode comer em gamela de pau, como comem os bichos da casa e o gado e como comem os escravos.

Filhos de Xangô – Não comem quiabo nem camarão
Caso comam, podem ter sérios problemas gastrointestinais ou alérgicos. Saiba mais : 10 características que só os filhos de Nanã possuem. 10 características típicas dos filhos de Oxum.

e como estamos falando de altar de Xangô, não pode faltar o machado. Colocamos também os Cristais. que trazem toda essa força e energia de pai Xangô, jaspe vermelha, jaspe mocaíta, olho de tigre e também 1 geodo de Ágata. Colocamos também alguns Búzios.

O filho de Xangô é justo, forte e com grande autoestima. Ele acredita no poder da justiça e se destaca em suas tarefas.

6 e 12

Xangô é o Orixá do fogo, Senhor do trovão que rege a economia e a justiça. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe quiabo cortado em miúdos com mel de abelha. Seus números para sorte: 6 e 12.

marrom

Xangô: A cor da vela associada a Xangô é o marrom ou o vermelho-alaranjado. Xangô é o orixá da justiça, do poder, da sabedoria e do equilíbrio. Essas cores representam a energia vibrante e firmeza de propósito associadas a Xangô.

Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.

Seu axé está nas pedreiras. É considerado de grande poder, Orixá justiceiro por isso, para se pedir justiça a Xangô é necessário que seja realmente justa a situação, pois ele olhará os dois lados da situação. Por isso, seu instrumento é o Oxé (o machado de duas lâminas). Corresponde a Sexta Linha da Umbanda.