O que você vai fazer depois da crisma?

Perguntado por: ebotelho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Será preciso planejar o que irá ser feito, verificar os passos que precisam ser dados, preparar quem irá assumir o trabalho, antes de iniciar qualquer coisa. Necessariamente o jovem não tem que se engajar em alguma pastoral ou movimento.

O crismado recebe o dom do Espírito Santo, que lhe irá proporcionar maior união com Deus, a afirmação da graça do batismo, a nutrição da alma com os dons do Espírito e o encorajamento para viver o cristianismo. Na Crisma, o fiel se torna um verdadeiro integrante da Igreja, passando inclusive a ser responsável por ela.

Quem recebe a Crisma torna-se ungido e, unido a Jesus, participa de sua missão de anunciar a Palavra e conduzir as pessoas à comunhão com Deus e à participação na Igreja.

Uma pergunta comum entre os casais é se, para casar pela Igreja Católica, precisa ser crismado e ter feito a 1ª Comunhão. Se um dos noivos nunca comungou, é possível realizar o casamento, mas não será possível ter missa.

Para ser padrinho ou madrinha, devem se cumprir as mesmas exigências pedidas para o Batismo, ou seja: tenha completado dezesseis anos, seja crismado, e tenha recebido a Eucaristia, se for casado, que o seja no religioso.

**A crisma para jovens tem duração aproximada de 1 ano e meio, sendo 1 ano de formação e 6 meses de estágio pastoral. O calendário dos encontros com os feriados e períodos de recesso da Catequese é divulgado no início dos encontros.

A Confirmação é o sacramento que completa o batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos.

O catequista de crisma tem uma linda missão: ajudar o jovem a “redesenhar sua vida”, a assumir e acolher o projeto de Jesus e a viver “ligado” à comunidade cristã.

14 anos

Tal como o Baptismo, de que é a consumação, a Confirmação é dada uma só vez. A idade mínima escolhida pela Conferência Episcopal Portuguesa para receber o Sacramento do Crisma (ou Confirmação) é: 14 anos.

A madrinha ou padrinho, durante a cerimônia da Crisma, põe a mão direita no ombro do afilhado e diz o seu nome. Às vezes é o próprio crismando que é chamado a dizer o seu próprio nome.

Nesse sentido, o pároco destaca que o período de duração será entre 18 e 24 meses, e os encontros serão realizados quinzenalmente.

Por ocasião do Crisma, geralmente um Padrinho acompanha o jovem, uma Madrinha a jovem, auxiliando ambos os jovens fiéis na sua “confirmação” como membros da Igreja.

A catequese da crisma “ensina” a felicidade, dá razões para viver, ajuda a encontrar sentido de vida. Ela é, sobretudo, uma vivência: experiência de amor, de comunhão, de amizade. A experiência de criar laços, de organizar um grupo é a chave do processo todo.

Os padrinhos são aqueles que, acompanhando o afilhado, vão ajuda-lo a levar uma vida de acordo com a fé professada no Batismo e assumida na Crisma.

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.

Casamento religioso: prepare o bolso (e os documentos)
Um casamento na igreja pode custar entre R$ 600 e R$ 10 mil, dependendo da igreja e data escolhidas. Vale dizer que esses valores se referem ao aluguel e reserva da data – não incluem decoração, músicos e outros gastos.