O que você precisa fazer se quiser parar de receber lixo eletrônico?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos diz que as empresas devem se responsabilizar pelo descarte de lixo eletrônico. Portanto, você pode entrar em contato com os fabricantes dos aparelhos para descobrir como devolver esses resíduos.

Por serem feitos com alta tecnologia, esses resíduos podem conter substâncias tóxicas e metais pesados, como o chumbo, mercúrio, cromo e cádmio por exemplo, capazes de contaminar o solo, a água e os alimentos – impactando tanto o ambiente quanto a saúde humana.

Outros impactos adversos à saúde infantil associados ao lixo eletrônico incluem alterações na função pulmonar, efeitos respiratórios, danos ao DNA, prejuízos à função da tireoide e aumento do risco de algumas doenças crônicas tardias, como câncer e doenças cardiovasculares.

Detalhes

  1. Compre certo. A responsabilidade com o meio ambiente começa na prateleira do supermercado e não apenas na hora de descartar o lixo. ...
  2. Reutilize o que for possível. Tente reutilizar os materiais no seu dia a dia. ...
  3. Separe os resíduos. ...
  4. Armazene adequadamente. ...
  5. Envie à coleta seletiva.

Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública.

Cooperativas. As cooperativas são outra forma de descarte. Entregando seu eletrônico antigo em um local adequado, ele vai ser separado e descartado corretamente, evitando qualquer tipo de contaminação ao meio ambiente. A plataforma eCycle pode te ajudar na hora de encontrar uma cooperativa.

Seis dicas para lidar com o lixo eletrônico

  1. Pense antes de adquirir um novo produto. ...
  2. Dê preferência às empresas preocupadas com os impactos dos produtos. ...
  3. Devolva os equipamentos usados para fabricantes ou lojas. ...
  4. Leve os aparelhos usados para associações, cooperativas e prefeituras. ...
  5. Venda seu equipamento. ...
  6. Doe para ONGs.

Por TechTudo

  1. Polui o ar e causa doenças respiratórias. A construção de eletrônicos usa muitas peças feitas em metais e compostos com alta quantidade de carbono. ...
  2. Polui as águas do planeta. ...
  3. Prejudica a fauna e a biodiversidade. ...
  4. Contamina as águas subterrâneas. ...
  5. Pode gerar doenças nas pessoas.

A reciclagem do lixo eletrônico começa com uma triagem em que são separados os produtos que ainda podem ser usados ou não. Em seguida, os aparelhos sem uso são desmontados. A carcaça, a bateria, as placas de circuito e os vidros recebem a destinação adequada de acordo com os seus componentes.

Você conhece as variadas formas de destinação do lixo que...

  • Os principais destinos do lixo no Brasil. Lixões. ...
  • Aterros sanitários. ...
  • Compostagem. ...
  • Coleta seletiva e reciclagem. ...
  • Incineração de lixo. ...
  • Tratamentos especiais. ...
  • Por Tíffany Tavares – Agência Alese de Notícias.

Eles estão presentes em reduzir, reutilizar, reciclar, recusar e repensar, já que é preciso iniciar o mais urgente possível uma mudança de hábitos na sociedade. A primeira meta é reduzir a quantidade de lixo produzida, priorizando produtos que possam ser reutilizáveis.

Descartar o lixo corretamente evita a contaminação de lençóis freáticos, do solo, fauna e flora e o acúmulo de insetos que transmitem doenças, ou seja, tudo o que pode causar danos à saúde da população em geral.

Danos derivados do lixo eletrônico
Em suma, o descarte incorreto de E-lixos impacta a saúde pública devido aos metais pesados, gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários.

A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos faz a coleta dos produtos descartados corretamente nas lojas, cooperativas e órgãos públicos. Já são mais de 3.800 pontos em 1.200 municípios. O site da associação tem um serviço que permite localizar o ponto de coleta mais próximo.

Lixo eletrônico ou Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) nada mais são do que os celulares, tablets, computadores, TVs, lavadoras de louça e de roupa, geladeiras, fios, cabos, pilhas, entre outros eletrodomésticos, que estão quebrados ou não tem mais utilidade, por algum motivo.

Quando falamos em reduzir, estamos nos referindo ao ato de diminuir o lixo e também a emissão de poluentes através de um consumo mais consciente, poupando também os recursos naturais.

Reduzir consiste em ações que reduzam o consumo de bens e serviços, visando à diminuição da geração de resíduos e consequente redução do desperdício.

Ao reduzir estamos poupando os recursos naturais, combatendo o desperdício e diminuindo a geração de lixo e a consequente poluição ambiental.

1. Evite o uso de descartáveis 2. Priorize refis 3. Compacte embalagens para o descarte 4. Reutilize sempre que possível 5. Prefira produtos a granel

  1. Evite o uso de descartáveis.
  2. Priorize refis.
  3. Compacte embalagens para o descarte.
  4. Reutilize sempre que possível.
  5. Prefira produtos a granel.