O que você faria para aumentar a velocidade de dissolução de um comprimido efervescente na água?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Se colocamos dois comprimidos efervescentes inteiros, um em água fria e outro em água quente, o que está na água quente reagirá muito mais rápido. Isso ocorre porque o aumento da temperatura aumenta a energia cinética das moléculas, aumentando os números de colisões e, consequentemente, a velocidade da reação.

Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.

Os comprimidos efervescentes são constituídos de um fármaco principal, combinado a um ácido orgânico e uma base carbonada, que pode se tratar de um sal inorgânico. Ao ser colocado na água, ele inicia um processo de ionização que dissolve o comprimido, produz gás carbônico e dilui a dosagem no líquido.

Como melhorar nosso tempo de reação

  1. Sprints com sinal. Peça a um amigo ou parceiro de treino para te ajudar a praticar sprints a partir de um sinal explosivo. ...
  2. Treinando a técnica. Ao praticar exercícios em baixa velocidade, seu corpo se acostuma com os movimentos e se lembra deles. ...
  3. Pliometria. ...
  4. Corridas na natureza.

As propriedades sólidas dos insumos farmacêuticos, tais como polimorfismo, tamanho de partícula e área superficial, são fatores que influenciam a velocidade de dissolução do fármaco(1,2).

Se colocamos dois comprimidos efervescentes inteiros, um em água fria e outro em água quente, o que está na água quente reagirá muito mais rápido. Isso ocorre porque o aumento da temperatura aumenta a energia cinética das moléculas, aumentando os números de colisões e, consequentemente, a velocidade da reação.

São quatro os fatores que influenciam essa velocidade: a concentração dos reagentes, a temperatura, a superfície de contato e o catalisador. Quanto maiores forem a concentração dos reagentes, a temperatura e a superfície de contato, maior será a velocidade reacional.

Resposta. Resposta: Aplicar uma força sobre o objeto.

Fatores que alteram a velocidade de uma reação

  • Temperatura. Aumentando a temperatura, há um aumento do estado de agitação das moléculas, com maiores probabilidades de colisão entre elas. ...
  • Concentração dos reagentes. ...
  • Aumento da pressão. ...
  • Tamanho da superfície de contato. ...
  • Catalisadores.

Vários fatores influenciam a dissolução de ativos, tais como as propriedades físico-químicas do fármaco como solubilidade, forma cristalina, tamanho de partícula, estrutura molecular, grau de ionização, as características de difusão no meio de dissolução e higroscopicidade (FONSECA, 2007).

Isso ocorre porque os catalisadores modificam os mecanismos das reações e diminuem a energia de ativação, isto é, a energia mínima necessária para que a reação ocorra. Com a diminuição dessa energia, que funciona como uma espécie de “obstáculo”, a reação se processa mais rapidamente.

Observe na ilustração abaixo que o comprimido triturado demora apenas 28 segundos para terminar de reagir, enquanto que o comprimido inteiro demora 1 minuto e 4 segundos.

EXPERIMENTO 1: Influência da Temperatura na dissolução de comprimidos antiácidos. Resposta Esperada: O comprimido se dissolveu mais rapidamente na água quente do que na água fria. Logo, quanto maior a temperatura maior a velocidade da reação.

A reação desses comprimidos com água produz e libera gás carbônico (CO2), responsável pela formação de bolhas e pela eructação (arroto) após a ingestão do medicamento.

O que determina a rapidez com que ocorre uma reação química é o tempo em que os reagentes são consumidos para formar produtos. Assim, a velocidade de uma reação pode ser representada tanto pelo consumo de um reagente, quanto pela geração de um produto.

Quanto maior for a agitação das moléculas, maior será a sua temperatura. Além disso, o estado físico da matéria está relacionado com sua temperatura.

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Maior superfície de contato entre reagentes, luz e catalisador são agentes que tendem a aumentar a velocidade de uma reação.

Existem várias formas de aumentar a solubilidade dos fármacos, nomeadamente, modificando a sua estrutura, alterando caraterísticas da formulação, adicionando compostos solubilizadores e recorrendo a transportadores (1,6,7). A modificação da estrutura dos fármacos pode ser física ou química.

Observe que, com o aumento da temperatura, ocorre um aumento da energia cinética média das moléculas, havendo uma distribuição dessa energia. Isso faz com que haja mais moléculas com energia suficiente para reagir, o que acarreta no aumento da velocidade da reação.

Temperatura:
Isso acontece porque o aumento da temperatura eleva a energia cinética das moléculas, o que faz com que elas fiquem mais agitadas, movimentando-se mais rapidamente. Dessa forma, haverá um maior número de choques efetivos entre suas partículas e a velocidade da reação aumentará.