O que você entendeu sobre o texto a orelha de Van Gogh?

Perguntado por: cvasconcelos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Importante notar que o referido conto está baseado no fato de que o pintor Van Gogh teria supostamente arrancado um pedaço da orelha e mandado a ser entregue para uma de suas amantes na época. Assim, o conto se baseia exatamente nessa histórica que é tida como trágica pelo autor mas com um tom melancólico.

No texto A Orelha de Van Gogh o conflito presente desde o primeiro parágrafo encontra-se no fato de que o pai do garoto possui uma dívida para com um de seus fornecedores, o que gera toda a tensão e o desenvolvimento da trama.

Resposta: O narrador-onisciente conta a história em 3ª pessoa e, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. Explicação: baseado pelo fato do próprio filho ser o narrador.

Interpretação e contexto
Van Gogh teve uma vida emocional conturbada, sofrendo de depressão e surtos psicóticos. Durante o tempo em que esteve internado realizou vários estudos de lugares no hospital, como o corredor e a entrada. Suas saídas eram controladas, o que o deixou com limitações de temas para a pintura.

Orelha é o nome das estruturas que compõem o sistema auditivo. Localizada na região temporal do crânio, divide-se entre orelha externa, média e interna. É responsável pela função auditiva e pelo equilíbrio.

Ele, que sempre buscava mostrar o que sentia em seus quadros, queria demonstrar seu sentimento por aquelas pessoas comuns, de vida sofrida. Van Gogh utilizou cores escuras até descobrir, pelo irmão Theo, o estilo impressionista, caracterizado por cores puras e brilhantes, pela liberdade e por pinceladas curtas.

Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado”. Essa é uma bela citação de Roberto Shinyashiki, e que ilustra muito bem a mensagem do filme Com Amor, Van Gogh: O Sonho Impossível (Loving Vincent, The Impossible Dream, 2019).

Ache belo tudo o que puder. A maioria das pessoas não acha belo o suficiente. Nota: Trecho de carta a Theo, escrita em janeiro de 1874. Grandes coisas não se fazem por impulso, mas pela junção de uma série de pequenas coisas.

É o conflito que dá emoção à história. O leitor fica curioso para saber como o personagem vai se sair daquela enrascada. Torce por ele.

a) Que solução o pai encontra para resolvê-lo? Presentear o credor com a orelha de Van Gogh, que, segunda sua invenção, teria sido deixado de herança de seu bisavô, amante da mulher por quem o pintor se apaixonara. Ele ofereceria a réplica em perdão da dívida e de um crédito adicional.

Espaço. O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve.

Van Gogh pintou mais de 400 telas, onde retratou camponeses, a natureza, a miséria e fez autorretratos. Durante a vida, só realizou uma venda. Atualmente, suas obras estão entre as mais caras do mundo.

Noite estrelada é uma tentativa de expressar um estado de choque, e os ciprestes, oliveiras e montanhas agiram como catalisadores para o pintor. Ele procurava a essência da paisagem, seu próprio ser – uma maneira de registrar seu poder simbólico, sua vitalidade, seu fluxo e constância, tudo em um.

Moacyr Scliar

O conto A orelha de Van Gogh¸ de Moacyr Scliar, enfoca justamente a saída da infância num episódio lúdico e associado à criatividade, mas não por isso menos denso. O texto, narrado pelo filho, começa com ele contando como estava “como de costume, á beira da ruína”.

O quarto de Arles foi, para ele, a representação do desejo de um lar. A primeira tela foi pintada logo após a instalação de Van Gogh na sua querida Casa Amarela de Arles. Este foi um momento feliz da sua vida. Ele estava contente com o resultado do seu trabalho e com a presença do seu amigo Gauguin.

b) ( ) Van Gogh era um homem de personalidade serena, cheio de ideias brilhantes, equilibrado e animado.

Resposta. Van Gogh expressava suas emoções intensas e turbulentas em suas pinturas, usando cores vibrantes e pinceladas vigorosas para transmitir sua visão de mundo. Ele acreditava que a arte deveria ser uma forma de expressar emoções e sentimentos profundos.

1. Parte externa do órgão do ouvido. 2. Apêndice ou parte que afecta a forma de uma orelha de animal.

cóclea

As partes mais importantes da anatomia da orelha interna são a cóclea e o nervo auditivo.

Orelha Interna: é um labirinto de membranas que fica dentro osso temporal. Esse sistema forma a cóclea e o sistema vestibular. Dentro da cóclea, cheia de liquido, estão as células sensoriais auditivas (são as células ciliadas destacadas em roxo).

O artista pintou mais de 2 mil quadros, entre paisagens, elementos da natureza, retratos, autorretratos, café, representações de camponeses, flores, como o girassol, que ele adorava.