O que você entendeu ao ler a frase de Hamlet?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

A vida é cheia de tormentos e sofrimentos, e a dúvida de Hamlet é se será melhor aceitar a existência com a sua dor inerente ou acabar com a vida. Hamlet continua o seu questionamento. Se a vida é um constante sofrimento, a morte parece ser a solução, porém a incerteza da morte supera os sofrimentos da vida.

O pessimismo, a indecisão, o fatalismo, o relativismo e a vingança podem ser indícios de quem vive sem amor, o qual não se revela porque não há vida, ou porque dele se fez descrente. Essa pode ser uma das lições de Hamlet: o fantasma das desilusões que acompanha a vida.

02 – O que você entende da frase dita por Hamlet e mencionada no texto: “Há mais coisas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia”? Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Há muitos mistérios na vida; a vida é muito mais do que podemos entender; nem tudo na vida é passível de nossa compreensão.

Se você ler Hamlet com atenção, vai entender perfeitamente o que isso quer dizer. Afinal, essas intrigas familiares intensas, cheias de mortes, traições e dores da burguesia, é o que Shakespeare sabe contar de melhor, sempre de uma diferente maneira.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE
Assim Hamlet é considerado o drama da consciência. Vingar ou não o pai é o dilema do príncipe. Mas Shakespeare faz dele o dilema do homem e da cultura diante de um mundo em transição, transformado pelo Renascimento, pela descoberta da América, pelo heliocentrismo de Copérnico.

No geral, o significado de ser ou não ser de Hamlet se refere à vida. Diante de todos os acontecimentos, Hamlet se pergunta: “Ser ou não, eis a questão. ” Em outras palavras significa: Continuar existindo ou acabar com a vida? Viver nas adversidades da existência ou ir ao encontro da morte e abandonar-se ao nada?

Hamlet é uma peça complexa, assim como todas as peças de Shakespeare. Profundas divagações sobre os sentimentos humanos, temas que nunca se tornam ultrapassados, como o amor, inveja, loucura, guerra, traições.

Hamlet: Aldeia pequena.

A loucura na Idade Média e em Hamlet. Em determinado momento da peça, Hamlet confessa a seu amigo, Horácio, que sua loucura é fingimento - ele apenas está se fingindo de louco para conseguir obter as respostas que deseja.

A intenção de Hamlet, ou de Shakespeare, era apontar que a racionalidade e a filosofia são fundamentais para nós.

Nessa altura da história, Hamlet já estava apaixonado por Ophelia, filha do braço direito do Rei Cláudio, Polônio. Este, acaba suspeitando de que Hamlet estava ficando louco por conta de um amor mal-resolvido por sua filha.

Isso pode ser verificado na obra: uma vez que Ofélia é rejeitada e Hamlet afirma que não deveria haver casamentos e que todas as mulheres deveriam ir para um convento, inclusive, ela, ele está negando a sua potência de homem, o que irá refletir no histerismo de Ofélia.

“O que Hamlet nos diz: só interpretamos cenas, etiquetas e formalidades porque não suportamos saber que todos fazemos parte de um teatro. O que Shakespeare nos diz: este é Hamlet, uma chance para você ser ou não ser, tudo depende da sua vontade e capacidade de escalar a montanha da consciência”, completa.

Livros para jovens curiosos e inspirados
De qualquer forma, ler Shakespeare pode ser uma curva de aprendizado maravilhosa, incluindo a compreensão da história por trás das obras e as mensagens que ele desejava transmitir.

Não há vício tão simples que não afivele a aparência de virtude. Escalar colinas difíceis requer um ritmo lento no início. A miséria habitua o homem a estranhos companheiros de cama.

“Ser ou não ser, eis a questão” é a mais famosa frase dita por Hamlet durante o monólogo da primeira cena do terceiro ato na peça de Shakespeare. Existir ou não existir, em última instância, viver ou morrer.

Ofélia é a filha de Polônio, e irmã de Laertes, que vive com seu pai em Elsinore. Ela é apaixonada pelo príncipe Hamlet. E podemos dizer que por fim morreu de amor. Horácio é um grande amigo de Hamlet, que se moveu a Elsinore com o intuito de presenciar o funeral do Rei seu pai.

Hamlet é uma peça escrita por William Shakespeare. Em resumo, Hamlet é um príncipe que tem seu pai assassinado pelo seu tio, e sua mãe casa com o assassino. Hamlet não se conforma com essa situação, da mãe que casou com o irmão que matou seu marido. E ele quer vingança, seu objetivo é matar o assassino do pai.

"O ser é e o não-ser não é." (Parmênides de Eleia) Nesta frase famosa e enigmática, Parmênides (530 a.C.-460 a.C.) afirma que, ao contrário do pensamento de Tales e Heráclito, o movimento e a transformação são apenas ilusórios.