O que você entende sobre efeitos nocivos aos seres vivos e ao meio ambiente?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Então Efeitos Nocivos aos seres vivos e ao ambiente são ações que prejudicam a saúde do ser humano e também prejudicam o meio ambiente, como por exemplo: queimadas, utilização de agrotóxicos em plantações, etc.

Resposta: A queima de combustíveis fósseis no ambiente leva ao aumento dos índices de gás carbônico, que é tóxico se acumulado na atmosfera. Ele tem o efeito de manter o calor na atmosfera, por isso é necessário em determinado nível, mas causa desequilíbrios com lugares mais quentes e outros mais frios.

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Pode levar a formação de acido nítrico, nitratos (o qual contribui para o aumento das partículas inalá- veis na atmosfera) e compostos orgânicos tóxicos. Além disto, pode levar a formação da chuva ácida, causando danos à vegetação e à colheita (Vesilind e Morgan, 2011).

Que pode ser perigoso, causar estragos: remédio nocivo para crianças. [Popular] Capaz de matar ou de causar mortes; fatal, tóxico: veneno nocivo ao organismo. Etimologia (origem da palavra nocivo). A palavra nocivo deriva do latim "nocivum", que significa prejudicial.

Efeitos nocivos
Os efeitos tóxicos observados podem ser variados: dano aos tecidos e outras modificações patológicas, lesões bioquímicas, efeitos teratogênicos, efeitos na reprodução, mutagenicidade, efeitos irritantes e reações alérgicas.

Um ambiente de trabalho nocivo ou tóxico é aquele no qual os funcionários se sentem mal.

As mudanças ambientais antropogênicas também ameaçam a saúde humana por causar escassez de água e alimentos, aumentar os riscos de desastres naturais, provocar o deslocamento de pessoas e aumentar o risco de ocorrência de doenças infecciosas (Lindahl & Grace et al., 2015).

Pessoas que residem nos centros urbanos sofrem com a diminuição das áreas verdes e exposição a altas taxas de poluição do ar, que resultam na mudança da qualidade do ar e contribuem para o aparecimento de doenças respiratórias, cardiopatias, além de aumentar as chances de desenvolvimento do câncer.

Os efeitos na saúde (ou impactos na saúde) são alterações na saúde resultantes da exposição a uma fonte. Os efeitos na saúde são de consideração importante em muitas áreas, tais como higiene, estudos sobre poluição, saúde no trabalho, nutrição e ciências da saúde em geral.

Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.

As maiores causas de problemas ambientais são: crescimento populacional, uso insustentável e ineficiente de recursos, a pobreza e a não inclusão dos custos ambientais da utilização dos recursos nos preços de mercado de bens e serviços.

Tipos de impactos ambientais

  • Diretos e Indiretos.
  • Temporários, Permanentes e Cíclicos.
  • Imediatos, de Médio e Longo Prazo.
  • Reversíveis e Irreversíveis.

Os principais GEE emitidos por atividades humanas são: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), mas também existem outros como os hidrofluorcarbonetos (HFCs) e o hexafluoreto de enxofre (SF6). O dióxido de carbono (CO2) é emitido, por exemplo, pela queima de combustíveis ou pelo desmatamento.

Como reduzir a poluição automóvel no dia-a-dia

  1. 1# Pratique uma condução mais económica e ecológica. ...
  2. 2# Garanta que a manutenção está em dia. ...
  3. 3# Prefira combustíveis aditivados. ...
  4. 4# Opte pelos carros 100% elétricos. ...
  5. 5# Explore soluções de mobilidade partilhada. ...
  6. 6# Utilize transportes públicos, sempre que possível.

monóxido de carbono (CO)

O monóxido de carbono (CO) é um gás inodoro, incolor e insípido (sem gosto). Dentre todos os gases poluentes, o CO é o mais abundante e de maior distribuição na camada inferior da atmosfera.

nocivo | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

1 negativo, contrário, daninho, danoso, deletério, desfavorável, fatal, funesto, infesto, lesivo, maléfico, malfazejo, maligno, mau, nefasto, nocente, pernicioso, prejudicial, tóxico.

Bens nocivos – mercadorias que os consumidores preferem em menor quantidade em vez de maior quantidade.