O que você entende sobre a frase a juventude é mais que uma palavra?

Perguntado por: pcarvalho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

A 'juventude' é apenas uma palavra”, afirma Bourdieu, ao abordar a noção de juventude. Para ele, as divisões entre as idades seriam arbitrárias: “Somos sempre o jovem ou o velho de alguém”. Sendo assim, os cortes, em classes de idade ou em gerações, teriam uma variação interna e seriam objeto de manipulação.

Resposta verificada por especialistas
a) Juventude é a época onde aproveitamos a vida de maneira mais divertida. Os jovens de hoje em dia são um pouco irresponsáveis. A posição é de que eles melhorem o futuro.

Quando falamos de juventude, muitas vezes, propomos um recorte etário, mas que não leva em consideração características de uma construção social e cultural. Nesse sentido, o tempo da juventude tem se consolidado, de acordo com Rocha (2006), entre os 15 a 24 anos.

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais.

Hoje, 20% da população brasileira têm entre 15 e 24 anos, são jovens que se espalham em bandos ou caminham solitários, moças e rapazes que temem a violência, o desemprego, mas admitem que a melhor coisa de ser jovem é simplesmente não ter preocupação com nada.

Para a filosofia, jovem é quem tem um coração banhado por um ideal de juventude. A juventude não se mede pela idade, e sim pela capacidade de protagonismo e de enxergar (e viver) nobres ideais.

Quando nos referimos a juventude, podemos pensar num período compreendido na transição entre a infância e a vida adulta. Mas com o passar dos anos pode-se observar que a definição de juventude parte da construção de limites e experiências vividas no âmbito social, temporal e cultural.

Que a juventude é a melhor fase da vida, e que todas as outras fases são insatisfatórias. Que a juventude não é um valor em si, e sim, envolve experiências, vivências e aprendizagens. Que ser jovem é necessariamente ruim, pois na juventude não temos disposição para novas vivências.

Em conjunto com os alunos tente estabelecer o que seria a idade relativa ao 'jovem'. Quando se inicia a juventude e quando ela termina. Para fomentar o debate, use frases como “fulano tem uma cabeça jovem” ou “jovem é atitude, não idade” ou ainda “há jovens adultos e adultos jovens”.

Ser jovem é querer ultrapassar limites, desprender-se da tutela dos pais e tornar-se independente. Ser jovem é querer correr contra o vento de cabelos soltos com uma roupa leve pra sentir o abraço do vento e o canto da liberdade sem se importar com a hora de voltar.

Segundo o levantamento, 66% dos jovens desejam conhecer o mundo e quase metade, 47,9%, almeja ser feliz no trabalho.

Como se pode constatar, a maior riqueza nacional é a nossa juventude. Temos uma estrutura etária marcadamente jovem e constituímos um capital humano muito importante para o desenvolvimento do país, pois temos uma classe juvenil com capacitação nas mais diversas áreas do saber.

Uma juventude responsável, solidaria, unida, obstinada, e principalmente consciente , pode transformar esse lamentável mundo em que vivemos em um lugar melhor. Os adolescentes e jovens são a esperança do presente e do futuro.

Saiba quais os 7 principais problemas na adolescência e como...

  • Baixa autoestima. Com a mudança no corpo, muitos adolescentes começam a fazer comparações com os amigos e colegas do seu convívio social. ...
  • Isolamento social. ...
  • Timidez. ...
  • Bullying. ...
  • Vício em tecnologia. ...
  • Amizades problemáticas. ...
  • Estresse.

O objetivo do Fala Jovem é promover a autonomia e o empoderamento do jovem, por meio de conhecimentos, mudanças de atitudes, práticas saudáveis e troca de experiências.

“Em comparação com as gerações mais velhas, adolescentes e jovens do mundo permanecem esperançosos, com uma mentalidade muito mais global e determinados a tornar o mundo um lugar melhor. Eles se preocupam com o futuro, mas se veem como parte da solução”.

Respondendo de forma espontânea, 20% disseram que o que mais desejam é ter estabilidade financeira, vida confortável e ficar ricos; 16% querem ter a casa própria ou para a família, 15% sonham com sucesso, bom emprego e remuneração e 8% almejam terminar os estudos.